Sobre a AICI

Associação Internacional de Consultores de Imagem

A Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI), é a maior associação de profissionais de consultoria de imagem do mundo, presente em mais de 60 países. Fundada em 1990 nos Estados Unidos, a AICI é uma organização sem fins lucrativos voltada a elevar o nível de profissionalismo e de credibilidade, aumentando o reconhecimento dos consultores de imagem ao redor do mundo. No Brasil, a AICI iniciou suas atividades em 2010.

Os membros da AICI assessoram pessoas e empresas quanto aos três pilares da imagem: aparência, comportamento e habilidades de comunicação. 

A AICI está aberta a profissionais que trabalham na área de Consultoria de Imagem ou em áreas relacionadas. A afiliação, que se estende por um ano, é aprovada mediante comprovação de formação na área e pagamento da anuidade. Fazem parte da AICI: Consultores de Imagem, Visagistas, Cabeleireiros, Personal Stylists, Consultores de Estilo, e demais áreas da imagem pessoal.

Todos os membros são regidos por um código de ética que regulamenta a conduta profissional visando a integridade e a competência dos associados perante seus clientes e seus colegas. 

Com o intuito de elevar os níveis de profissionalismo da profissão, a AICI oferece, além da associação padrão, um rigoroso processo de certificação internacional em três níveis: o CIC – Certified Image Consultant (Consultor de Imagem Certificado), o CIP – Certified Image Professional (Profissional de Imagem Certificado) e o CIM – Master Image Consultant (Mestre em Imagem Certificado).

Objetivos da AICI Brasil

Como é organizada a AICI

A associação apresenta um Conselho de Diretores Global formado por voluntários, chamado de AICI Global, o qual organiza mundialmente as atividades da AICI. Conforme um grupo de profissionais se organiza, torna-se possível fundar um Capítulo, uma versão local a qual apresenta seu próprio Conselho de Diretores.

Cada capítulo é responsável pela organização de seus membros e tem autonomia para criar eventos e outras atividades para seus associados. 

O Capítulo AICI Brasil

Em 2010 o Capítulo Brasil (Chapter Brazil) foi fundado e, desde esta época, busca promover o networking e a educação continuada, trazendo conteúdos de qualidade para todos os associados. 

A cada dois anos, é formado um novo Conselho de Diretores composto por associados voluntários não remunerados e sem desconto na anuidade, que assumem os cargos de Presidente, Vice-presidente, Secretária, Tesoureira, além de vice-presidentes (VPs) em diferentes áreas (comunicação, educação, eventos, associados, entre outros, que variam conforme o capítulo e o ano de gestão). 

Qualquer membro que deseje ser voluntário em um dos cargos do Conselho de Diretores deve se candidatar à eleição. O membro, individualmente, apresenta sua candidatura ao cargo desejado e, durante a semana de eleição, os membros votam nos candidatos. Aqueles mais votados assumem o cargo, após contrato de responsabilidade estipulado pela AICI Global.

Visão da AICI: Um mundo onde todos os indivíduos e organizações tenham a oportunidade de desenvolver confiança e carisma para o crescimento.

Missão da AICI: A AICI é uma organização global que define e promove os mais altos padrões profissionais para consultores de imagem em aparência, comportamento, comunicação e habilidades sociais.

Princípios:

  • Colaboração e parcerias
  • Formação contínua
  • Excelência
  • Integridade e respeito

2010 – Ilana Berenholc (idealizadora)

2010-2012 – Silvana Bianchini

2012-2014 – Roberta Tomazini

2014-2016 – Valéria Oliveira

2016-2018 – Luciana Ulrich

2018-2020 – Rachel Jordan, AICI CIP

2020-2022 – Silvia Scigliano, AICI CIC

Clique aqui e confira o histórico do Conselho

Na década de 80 existiam duas associações de consultores de imagem nos Estados Unidos: a ACI, do oeste, com sede em San Francisco na Califórnia, e a AFIC, do leste, com sede em Nova York. Em 1990 ambas as associações, com grandes profissionais reconhecidos da consultoria de imagem, uniram-se para criar a AICI. A primeira presidente da associação, de 1990 a 1991, foi Jennifer Maxwell Parkinson AICI CIP.  Saiba mais…

Os consultores de imagem associados à AICI seguem o  Código de Ética .

Conselho de Diretores 2022-2024 AICI Brasil

PRESIDENTE

Certificada pela FIT (NY), Digital Marketing& Social Media (MIT/Boston, USA), Coach, Branding, Sales (FGV/Brasil) e Trainer pela Success Resources/USA. VP Marketing AICI Global de 2019-22.

É palestrante internacional sobre Consultoria de Imagem (EUA, Hong Kong, Peru, Colômbia, México, Argentina e Brasil). Já palestrou para Coca Cola, P&G, Visa, Ericsson, Estee Lauder e Latam. Escreveu para Elle Magazines, Cosmopolitan, Marie Claire, Jornais e Tv.

Desde 2015 trabalha com imagem executiva para mulheres. Em 2017, criou a primeira Academia de Marketing e aceleração de negócios para Consultores de Imagem. Fornece marketing estratégico para empresas. É coautora do artigo acadêmico da Universidade de Palermo(Argentina) e do livro Empodere-se agora. Conhece mais de 30 países e fala 4 idiomas.

Cidade: São Paulo – SP

E-mail: presidente@aicibrasil.org

Saiba mais

VICE PRESIDENTE

Certificada internacionalmente pela AICI, em Consultoria de Imagem pela Fashion Institute of Technology de NY, e em estilo, pela Universal Style ™ de Alyce Parsons e pela Oficina de Estilo de São Paulo. Raissa acredita em um trabalho ético focado nos valores de empatia, conhecimento e credibilidade para um atuação com planejamento e com respeito. Por seu trabalho na AICI Brasil recebeu o prêmio de membro do ano em 2021.

Seu escritório está localizado em Porto Alegre na Rua Mostardeiro 157, sala 1102 no Moinhos de Vento. Atua presencialmente e online oferecendo palestras, treinamentos corporativos e atendimentos pessoais com foco em mulheres profissionais em posição de liderança. Formada em Design de Moda e em Biologia une o conhecimento de ambas as áreas na consultoria.

Cidade: Porto Alegre – RS

E-mail: vice-presidente@aicibrasil.org

Saiba mais

SECRETÁRIA

Consultora de Imagem Certificada Internacionalmente pela AICI. Professora de Personal Branding, Imagem Executiva e Etiqueta Profissional, na Faap e no Insper.
Em 1996, formou-se em Direito na Universidade Mackenzie. Em 2012, concluiu o curso de Master of Laws, no Insper. O longo contato que teve com o Direito lhe deu ampla e importante visão sobre o mundo corporativo.
Apaixonada por moda, deixou a carreira de advogada para atuar como Consultora de Imagem e Personal Stylist. Seu currículo reúne Cursos de Personal Styling (Feminino e Masculino), Personal Shopping e Consultoria de Imagem Corporativa e Executiva, além de uma especialização pelo London College of Fashion.
Atua como Personal Stylist e Consultora de Imagem para clientes pessoa física e corporativos.

Cidade: São Paulo – SP

E-mail: contato@aicibrasil.org

Saiba mais

TESOUREIRA

Consultora de Imagem com expertise em branding, imagem corporativa, comunicação e planejamento empresarial. Preside a Comissão de Marketing da OAB/BC e é Secretária Adjunta da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ. Membro da AICI desde 2019. Gestora Jurídica com atuação em Marcário, Contratos.

Cidade: Balneário Camboriú – SC

E-mail: tesoureira@aicibrasil.org 

Saiba mais

VP RELAÇÕES PÚBLICAS

Aparência, comunicação e comportamento transformados em identidade visual pessoal. Meus clientes adquirem habilidades, a partir de estratégias, para se apresentar com sucesso em situações sociais e empresariais. O resultado é coerência com personalidade, cultura e valores, aprimorando a autoexpressão. O desenvolvimento de hábitos de consumo mais saudáveis, economizando tempo e dinheiro, também é um ganho.

Quase 20 anos na área corporativa e uma formação prévia em Relações Públicas me permitiram lidar com questões de identidade e imagem, dress code, uniformes, e marca, sempre atrás do conhecimento que pudesse aperfeiçoar realidades. Unidas aos meus interesses em estilo, cultura negra, moda e eventos, me sinto habilitada a conduzir aprimoramento de imagem para impacto positivo ao redor.

Cidade: Rio de Janeiro – RJ

E-mail: relacoespublicas@aicibrasil.org

Saiba mais

VP DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Formada em Sistemas de Informação e Pós-Graduada em Gestão de Projetos pelo Mackenzie. Construiu sua carreira ao longo de 15 anos no mercado financeiro, em um dos maiores Bancos do país, atuando com gestão de produtos e projetos de tecnologia. O contato diário com executivos e lideranças do mercado corporativo a fez perceber a lacuna existente entre imagem projetada e percebida, sobretudo a respeito da comunicação verbal e não verbal presentes no ambiente profissional.

Atualmente, ocupa o cargo de Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da AICI Brasil (Associação Internacional de Consultores de Imagem), certificada internacionalmente para atuação na Consultoria de Imagem, com a certificação CIC (Certified Image Consultant) e professora atuante na formação de novos profissionais, através da Dresscode, escola pioneira na Consultoria de Imagem no Brasil.

Cidade: São Paulo – SP

E-mail: desenvolvimentodenegocios
@aicibrasil.org

Saiba mais

VP MARKETING

Consultora especialista em imagem e estilo pessoal e profissional com uma missão clara: transformar potencial em presença marcante. Desde 2019, vem transformando a trajetória profissional de muitos, de iniciantes a líderes estabelecidos, alinhando autenticidade e metas profissionais.

No cenário corporativo, sua expertise vai além do visual. Trabalha para que cada colaborador reflita a alma e os valores da empresa através de sua apresentação, comunicação e comportamento, sem deixar sua essência de lado. Acredita que cada detalhe conta, e quando alinhados, podem ser o diferencial competitivo no mercado. Oferece palestras e treinamentos projetados para amplificar a performance e coesão das equipes, elevando resultados e satisfação.

Formada em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo, Personal Stylist pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e Consultora de Imagem pelo EnModa, além de diversos curso na área de imagem. Também possue certificação como Professional & Self Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

Cidade: Santos – SP

E-mail: marketing@aicibrasil.org

Saiba mais

VP ASSOCIADOS

Tatá Lanzoni é Consultora de Imagem e Estilo, Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Docente em Consultoria de Imagem pela Enmoda – Escola de Negócios da Moda.

Possui especializações em Análise de Coloração Pessoal pela Studio Immagine, Psiquêimagem by Silvana Lopes, Análise Facial método Facetelling by Cris Alves, DNA de Estilo by Aysha Corrêa, Cores e Formas pela Studio Immagine e Universos Visuais método Style.int com extensão em Style.int Beautify e Style.int Evolution by Ilana Berenholc.

Atuou como apresentadora do quadro de moda Espelho, Espelho Meu no programa Falandonissoband da TV Bandvale – Rede Bandeirantes de Comunicação.

Cidade: Ubatuba – SP

E-mail: associados@aicibrasil.org

Saiba mais

VP EDUCAÇÃO

Iza lupetina é consultora de imagem e estilo formada em Fashion Management pelo IBMEC, em Psicologia da Autoimagem e em Gênero e Imagem pela Ecole Supérieure de Relooking, em coloração pessoal pela Studio Immagine e ainda possui outros cursos nas diversas áreas da consultoria. Formada em Direito e Letras, decidiu fazer consultoria de imagem após a maternidade, pois não se reconhecia mais nas suas roupas.
Professora desde 2012, acredita que se há algo que ninguém tira de nós é o nosso conhecimento. Atuou por dois anos como líder Regional do Núcleo do Rio de Janeiro e foi palestrante no Seminário Vozes 2020 e 2021.

Trabalha com atendimentos individuais para o público feminino e ministra cursos, aulas e palestras sobre diversos temas ligados à imagem pessoal e ao bem vestir.

Cidade: Rio de Janeiro – RJ

E-mail: educacao@aicibrasil.org 

Saiba mais

VP NÚCLEOS REGIONAIS

Consultora de Imagem certificada internacionalmente com o título AICI CIP; Formada em Comunicação Social/Publicidade; MBA em Comunicação Estratégica; Pós Graduada em Prod. de Moda-Styling.

Atua no mercado de Consultoria de Imagem e Estilo On-line integrada com Personal Shopper On-line. É educadora e mentora de Gestão de Imagem Profissional, Especialização em Consultoria On-line e Formação de profissionais de Consultoria de Imagem. Fundadora e professora na Escola On-line de Imagem e Estilo; Coautora do livro RH na veia II.

Cidade: Rio de Janeiro – RJ

E-mail: nucleosregionais@aicibrasil.org

Saiba mais

VP EVENTOS

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pós em Marketing, Produção e Eventos, MBA Executivo em Gestão Empresarial – FGV, Coaching Integral Sistêmico – Febracis, Consultoria de Imagem EnModa – SP, Consultoria de Imagem e Estilo – Centro Europeu, entre outros cursos e extensões da Consultoria.
Melissa atua no universo da moda há 15 anos, VP Eventos 22/24, Lider PR AICI, docente no curso de Consultoria de Imagem no Centro Europeu, atua no mercado com atendimentos individuais, ministra cursos, treinamentos e palestras direcionados ao âmbito corporativo com temas que abordam o tripé da imagem: comunicação, aparência e comportamento, Personal Branding e Identidade Visual. Atende online e presencial no seu escritório, localizado em Curitiba, na Rua Buenos Aires n 444, Batel.

Cidade: Curitiba – PR

E-mail: eventos@aicibrasil.org

Saiba mais

Núcleos Regionais AICI Brasil

Além do Conselho que organiza o Capítulo Brasil, existem os Núcleos Regionais, grupos locais situados em diferentes Estados, que organizam eventos em suas regiões.

Cada Núcleo Regional apresenta de um a três membros voluntários chamados de Líderes de Núcleo Regional. Estes líderes são responsáveis pelo desenvolvimento de eventos de suas regiões com o apoio do Conselho de Diretores, sendo a ponte para uma melhor comunicação entre os profissionais em todo o país. 

Os eventos regionais podem ser abertos ao público ou exclusivos para os associados. O intuito desses eventos é aproximar a associação de outras regiões, ao promover networking, conhecimento e troca de experiência entre os profissionais da área da Consultoria de Imagem, bem como para pessoas que desejam conhecer a AICI e outras profissões voltadas à imagem.

Atualmente, a AICI Brasil apresenta sete Núcleos Regionais: Centro-Oeste, Minas Gerais, Nordeste, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta