A importância da Perfumaria na imagem pessoal

jan 26 2021

A importância da Perfumaria na imagem pessoal

O perfume existe desde os primórdios da nossa história, da madeira queimada a óleos essenciais de mirra, e evoluiu junto com nossa sociedade e nossa cultura ao longo de todos esses anos, tornando-se algo de grande importância cultural. Isso aconteceu, pois os cheiros estão relacionados às nossas emoções. Reconhecemos os cheiros em uma parte do nosso cérebro, onde também se formam nossas emoções e nossos sentimentos. Sentir cheiros é algo tão importante no nosso dia que acontece junto com o nosso respirar, nosso andar, nosso falar, nosso sentir e nosso vestir.


Os cheiros nos trazem lembranças, sensações e sentimentos. Desde a vontade de comer algo delicioso até uma lembrança de infância. Como somos indivíduos únicos, essas emoções e sensações são pessoais, particulares e especiais, e é por isso que gostamos de certos cheiros ou não. Ao compreendermos o processo de Consultoria de Imagem, que analisa o indivíduo por completo com respeito e individualidade, percebemos que a identificação de perfumes faz parte dessa imagem. O estudo do perfume se torna uma premissa essencial para o projeto e para o desenho de uma linda imagem.


Assim como interpretamos todas as facetas do indivíduo, como tipo físico, cores, profissão, estilo e assim por diante, selecionar e definir quais os cheiros que agradam e são positivos para a pessoa é essencial para a imagem. Entender, inclusive, se a pessoa possui algum tipo de alergia e que tipo de perfume seria adequado para ela é muito relevante. Da mesma forma como determinamos os tecidos, os acessórios, as cores e os outros elementos dentro do universo de cada estilo os perfumes também se diferenciam entre si. Usando os 7 estilos universais e as temperaturas da coloração pessoal – primavera, verão, outono e inverno – podemos sugestionar algumas famílias olfativas. Essas famílias possuem personalidades que se adequam aos estilos, partindo da compreensão que suas características são muito semelhantes. 


Dentro da minha pesquisa percebi que mulheres da cartela de verão, em sua grande maioria, são mulheres delicadas, elegantes, românticas e esportivas. As famílias olfativas que possuem essas características mais suaves e refinadas são florais, cítricas e herbais. Por outro lado, mulheres de primavera que são mais dinâmicas, joviais, alegres e criativas, preferem perfumes florais mais doces, marcantes e vibrantes como elas. As famílias que mais combinam com as primaveras são as florais e florais doces. Já as mulheres que possuem cartela de inverno são mais clássicas, formais, dramáticas e gostam de marcar presença, por isso, preferem perfumes florais amadeirados, orientais e amadeirados. E por fim, as mulheres de outono, que são mais sensuais, mais maduras e de opinião forte, amam os perfumes orientais.


Sabemos que comunicamos quem somos em frações de segundos e, por isso, a Consultoria de Imagem é tão positiva e cresce cada vez mais. É muito importante auxiliar o próximo na comunicação de sua autoimagem – é algo lindo e que merece ser valorizado e aprimorado a cada dia. Desenvolver processos e particularidades que elevem esse trabalho e que melhorem a nossa entrega depende de profissionais participativos, ativos e dedicados, sempre em busca de melhorias para a Consultoria de Imagem e para os clientes.


Espero que possamos vestir nossos clientes por completo, com emoções, com tecidos, com cheiros e com muita personalidade. Esta pesquisa apresentada neste artigo foi qualitativamente e quantitativamente aplicada através de um teste montado por mim, e com escolhas pré determinadas de cartelas de cores e de estilos.


Este artigo foi escrito por Ariana Nasi

É consultora de imagem pessoal, coach, pedagoga e formada em marketing. Pós Graduada em Consultoria de Imagem pela Belas Artes, autora do TCC sobre Consultoria de Imagem, Coloração pessoal e perfumes. Sua missão é apresentar o universo da consultoria de imagem a indivíduos e instituições, com suas ferramentas inovadores para a descoberta pessoal e aprimoramento da identidade visual.

0 Comments
Share Post
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.