Muito se discute se a moda é uma forma de arte. Alguns concordam, outros discordam. No entanto, é fato que grandes museus incorporaram a moda a suas coleções e, cada vez mais, há museus exclusivos sobre o tema. Se você vai aproveitar julho para viajar um pouco, cheque na lista abaixo se seu roteiro inclui algumas das exposições mais interessantes acontecendo ao redor do mundo:
ESTADOS UNIDOS
Nova York
Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination
Metropolitan Museum
Apresentando a influência da arte religiosa na moda, esta exposição explora o papel da espiritualidade na cultura contemporânea. Servindo como a pedra angular da exposição, vestes papais e acessórios de sacristia da Capela Sistina, muitos das quais nunca foram vistas fora do Vaticano, estão em exibição.
https://www.metmuseum.org/exhibitions/listings/2018/heavenly-bodies
Fashion Unraveled
The Museum at FIT
Fashion Unraveled, em vez de apresentar roupas impecáveis que exemplificam um tema, um período de tempo ou a estética de um designer, explora os papéis da memória e da imperfeição na moda. A exposição também destaca a beleza aberrante em objetos imperfeitos, dando prioridade a peças de vestuário que foram alteradas, deixadas inacabadas ou desconstruídas. Essas seleções ressaltam um fato elementar sobre a roupa: que ela foi projetada para ser usada e, em alguns casos, está desgastada.
http://www.fitnyc.edu/museum/exhibitions/fashion-unraveled.php
São Francisco
Contemporary Muslim Fashion
Esta é a primeira grande exposição do museu a explorar a natureza complexa e diversa dos códigos de vestuário muçulmano em todo o mundo. A exposição examina como as mulheres muçulmanas – aquelas que cobrem suas cabeças e as que não o fazem – se tornaram árbitros de estilo dentro e fora de suas comunidades, e ao fazê-lo, atraíram a atenção da mídia para a vida muçulmana contemporânea.
https://deyoung.famsf.org/exhibitions/contemporary-muslim-fashions
Louisville, Kentucky
Magnificient Mona Bismarck
Frazier History Museum
Famosa por seu cabelo prateado, olhos azuis e senso de moda, Mona Bismarck, foi a primeira americana a ser declarada a mulher mais bem vestida do mundo, uma distinção conferida a ela em 1933 por luminares do mundo Alta Costura. Com mais de 80 peças de sua coleção pessoal de roupas de alta costura, a exposição inclui roupas icônicas de Cristobal Balenciaga, Madeleine Vionnet, Hubert de Givenchy e jóias finas de Belperron e Verdura.
https://fraziermuseum.org/monabismarck/
Atlanta
Pierre Cardin: Pursuit of the Future’ exhibition
SCAD FASH Museum of Fashion + Film
Mais conhecido por seu estilo de era espacial na década de 1960, Cardin ultrapassou os limites da moda ao explorar novos materiais e silhuetas. A exposição apresenta looks icônicos para mulheres e homens dos anos 50 até o presente. Cardin disse: “As roupas que eu prefiro são as roupas que invento para um estilo de vida que ainda não existe – o mundo do amanhã”. A exposição celebra o espírito e a visão de Cardin, ambos inspirados pelo futuro.
http://www.scadfash.org/exhibitions/pierre-cardin-pursuit-future-exhibition
CANADÁ
Toronto
Manolo Blahnik
Bata Shoe Museum
Por mais de 45 anos, a inventividade de Blahnik cruzou fronteiras entre moda e arte, inspirando elegância e perfeição. O tema subjacente da exposição – que os sapatos são arte – alinha-se perfeitamente com a abordagem de Blahnik para a criação de calçado.
http://www.batashoemuseum.ca/manoloblahnik/
FRANÇA
Paris
Margiela : les années Hermès”
Musée des Arts décoratifs
Este projeto inédito destaca a colaboração surpreendente e frutífera entre a Hermès e o designer belga de 1997 a 2003. A direção artística é fornecida pelo próprio Martin Margiela.
Calais
Haute Dentelle
Cite De La Dentelle et De La Mode
“Haute Dentelle” oferece uma visão única sobre os usos contemporâneos da renda. Peças excepcionais foram selecionadas de treze casas de moda: Chanel, Christian Dior, Iris van Herpen, entre outras.
REINO UNIDO
Londres
Azzedine Alaïa: The Couturier
Design Museum
Concebida e co-curada por Monsieur Alaïa antes de sua morte, em novembro de 2017, a exposição mostra sua incrível jornada de escultor a costureiro, sua natureza inconformada e sua energia contagiante para a moda, a amizade e o corpo feminino. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Alaïa construiu pessoalmente cada peça à mão e recusou-se a ceder às pressões dos prazos da semana da moda. Em vez de uma retrospectiva, a exibição entrelaça histórias de sua vida e carreira ao lado de peças de vestuário pessoalmente selecionadas, que vão do raro ao icônico, abrangendo o início dos anos 80 até sua mais recente coleção em 2017.
https://designmuseum.org/exhibitions/azzedine-alaa-the-couturier
Fashioned From Nature
Victoria & Albert Museum
Esta exposição explora as roupas e acessórios que foram inspirados pelo poder e beleza da natureza ao longo da história, mas também investiga o impacto da moda no mundo natural e os efeitos devastadores da fabricação em nosso ambiente
https://www.vam.ac.uk/exhibitions/fashioned-from-nature
Frida Kahlo: Making Her Self Up
Victoria & Albert Museum
Esta exposição apresenta uma extraordinária coleção de artefatos pessoais e roupas pertencentes à icônica artista mexicana Frida Kahlo. Guardada por 50 anos após sua morte, esta coleção nunca foi exposta fora do México.
https://www.vam.ac.uk/exhibitions/frida-kahlo-making-her-self-up
Orla Kiely: A Life in Pattern
Fashion and Textile Museum
Orla Kiely é uma das designers mais bem-sucedidas do Reino Unido e da Irlanda. Seus padrões gráficos estilizados são inovadores, influentes e instantaneamente reconhecíveis. Com uma audiência global apegada aos ritmos e repetições dos seus designs, esta exposição explora o poder da decoração para transformar a forma como nos sentimos. Com mais de 150 padrões e produtos, bem como colaborações com fotógrafos, cineastas e arquitetos, Orla Kiely: Uma Vida em Padrão enfatiza o papel do ornamento e da cor em nossas vidas cotidianas.
http://www.ftmlondon.org/ftm-exhibitions/orla-kiely-life-in-pattern/
Bath
Royal Women
Fashion Museum
Esposas e filhas, irmãs e mães; nenhuma das mulheres reais apresentadas na exposição era monarca; no entanto, cada uma desempenhou um papel fundamental na monarquia britânica. Royal Women examina como esses papéis influenciaram a escolha do traje. Os destaques da exposição incluem, o vestido de noiva da Princesa de Gales, Alexandra, datado de 1863, emprestado da Coleção Real. Também em exibição está um conjunto de ouro e veludo verde pálido, usado pela Rainha Mary para o casamento de sua neta, a princesa Elizabeth. Uma seleção de acessórios reais complementa a exposição. As peças de vestuário da Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe, incluem um vestido de baile em cetim de seda cinza de 1954.
https://www.fashionmuseum.co.uk/events/royal-women
ESPANHA
Getaria (País Vasco)
Cristóbal Balenciaga. Moda y Patrimonio
O ano de 2018 – o Ano Europeu do Patrimônio – marca o 50º aniversário da aposentadoria do Mestre de Alta Costura em 1968. Uma oportunidade para refletir sobre o valor patrimonial da obra de Cristóbal Balenciaga desde o fechamento de suas salas, a cessação da atividade em suas oficinas em Paris, Madrid, Barcelona e San Sebastián. Este é o ponto de partida da exposição, moda e patrimônio de Balenciaga, quando suas criações deixam de percorrer as ruas e salões, para povoar os arquivos, as galerias e os museus. Eles deixam de ter a função de embelezar os corpos para serem admirados por si mesmos como bonitos. Deixam as capas das revistas de moda e mudam-se para as de arte e perdem a pátina de uso exclusivo para serem acessíveis a todos os públicos, de todas as esferas sociais.
Barcelona
El Cuerpo Vestido
Museu Del Disseny
Desde os tempos antigos, os humanos alteraram a forma e a aparência de seu corpo com penteados, joias, tatuagens e, acima de tudo, por meio de roupas. As diferentes formas de vestir têm a ver com os códigos morais, sociais e estéticos de cada época. A moda impõe cânones de beleza e silhuetas e volumes são modificados: a natureza dá lugar ao artifício. A exposição explica como o vestido modifica a aparência do corpo por meio de ações que tendem a comprimi-lo e liberá-lo alternadamente, do século XVI até o presente.
HOLANDA
Amsterdã
Future Bags
The Museum of Bags and Purses
Para criar esta mostra, um grupo de jovens designers da Academia Real de Arte de Haia (KABK) foi designado para projetar “a bolsa do futuro”. Para conseguir isso, os estudantes tiveram que considerar novas formas de função, interação e identidade social. Quais novos materiais e tecnologias estarão disponíveis até o ano de 2050? Embora os plásticos naturais e ecologicamente corretos sejam comumente usados hoje em dia, o futuro certamente oferecerá novas alternativas. A hiperconectividade significará o desaparecimento total das sacolas? Nossos corpos se tornarão “a bolsa”? Os visitantes do ‘Future Bags’ terão um vislumbre incrível do futuro, com base em desenhos, videoclipes, pesquisas em materiais e protótipos.
https://tassenmuseum.nl/en/archief-tentoonstellingen/future-bags/
ISRAEL
Jerusalém
Fashion Statements – Decoding Israeli Dress
Israel Museum
Com uma exibição sumptuosa de roupas, esboços de moda, filmes e fotografia de moda, esta exposição em grande escala ilustra o amplo escopo da moda em Israel, desde suas raízes históricas mais profundas até coleções contemporâneas, promovendo um diálogo sobre tradição e modernidade, mito e realidade e ideologias conflitantes.
https://www.imj.org.il/en/exhibitions/fashion-statements
Foto de capa: Abbie Bernet on Unsplash