Sobre a AICI

AICI
Associação Internacional dos Consultores de Imagem


A Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI), é a maior associação de profissionais de consultoria de imagem do mundo, presente em mais de 55 países. Fundada em 1990 nos Estados Unidos, a AICI é uma organização sem fins lucrativos voltada a elevar o nível de profissionalismo e de credibilidade, aumentando o reconhecimento dos consultores de imagem ao redor do mundo.

Os membros da AICI assessoram pessoas e empresas quanto aos três pilares da imagem: aparência, comportamento e habilidades de comunicação



A AICI está aberta a profissionais que trabalham na área de Consultoria de Imagem ou em áreas relacionadas. A afiliação,que se estende por um ano, é aprovada mediante comprovação de formação na área e pagamento da anuidade. Fazem parte da AICI: Consultores de Imagem, Visagistas, Cabeleireiros, Personal Stylists, Consultores de Estilo, e demais áreas da imagem pessoal.



Todos os membros são regidos por um código de ética que regulamenta a conduta profissional visando a integridade e a competência dos associados perante seus clientes e seus colegas. Com o intuito de elevar os níveis de profissionalismo da profissão, a AICI oferece, além da associação padrão, um rigoroso processo de certificação internacional em três níveis: o CIC – Certified Image Consultant (Consultor de Imagem Certificado), o CIP – Certified Image Professional (Profissional de Imagem Certificado) e o CIM – Master Image Consultant (Mestre em Imagem Certificado).


Balanço 2018 | Balanço 2019 |


Objetivos da AICI Brasil


  • Divulgar e fortalecer a profissão no país, com profissionalismo e credibilidade;
  • Disponibilizar aos membros informação, educação e desenvolvimento profissional, através de eventos, palestras, workshops, seminários, mídias eletrônicas e impressas;
  • Manter elevados padrões de ética e de conduta profissional que rejam a atuação dos membros e que inspirem credibilidade à profissão;
  • Promover networking;
  • Manter contato contínuo com associados para informações e suporte.

A associação promove semanalmente eventos e treinamentos educativos para a atualização de seus associados em diversas línguas, organizados pela AICI Global ou pelos capítulos dos países, entre eles o Brasil. No site internacional AICI.org é possível visualizar a agenda global e na nossa página de eventos da AICI Brasil, as atividades promovidas nacionalmente. Veja abaixo alguns tipos de atividades que são realizadas na associação:


COMO É ORGANIZADA A AICI


A associação apresenta um Conselho de Diretores Global formado por voluntários, chamado de AICI Global, o qual organiza mundialmente as atividades da AICI. Para um membro fazer parte do Conselho de Diretores Internacional é necessário ter alcançado uma das três certificações internacionais. Conforme um grupo de profissionais se organiza, torna-se possível fundar um Capítulo, uma versão local a qual apresenta seu próprio Conselho de Diretores.

Nos demais capítulos, não há a obrigatoriedade dos membros do Conselho terem certificação e sua candidatura é livre e decidida pelos votos dos associados.

Cada capítulo é responsável pela organização de seus membros e tem autonomia para criar eventos e outras atividades para seus associados. Além dos capítulos, é possível quatro membros de uma região se unirem e formarem os City Circles, organizações de membros voltadas para criação de eventos locais. Geralmente, após seu crescimento em número, o City Circle pode se tornar um Capítulo.



O Capítulo AICI Brasil


Em 2010 o Capítulo Brasil (Chapter Brazil) foi fundado e, desde esta época, busca promover o networking e a educação continuada, trazendo conteúdos de qualidade para todos os associados. Em 2019, na Conferência Global de Consultoria de Imagem, que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, o Capítulo Brasil recebeu o prêmio de maior Capítulo da AICI.

A cada dois anos, é formado um novo Conselho de Diretores composto por associados voluntários que assumem os cargos de Presidente, Vice-presidente, Secretária, Tesoureira, além de vice-presidentes (VPs) em diferentes áreas (comunicação, educação, eventos, associados, entre outros, que variam conforme o capítulo e o ano de gestão). 

Qualquer membro que deseje ser voluntário em um dos cargos do Conselho de Diretores deve se candidatar à eleição. O membro, individualmente, apresenta sua candidatura ao cargo desejado e, durante a semana de eleição, os membros votam nos candidatos. Aqueles mais votados assumem o cargo, após contrato de responsabilidade estipulado pela AICI Global. 



Núcleos Regionais da AICI Brasil

Além do Conselho que organiza o Capítulo Brasil, existem os Núcleos Regionais, grupos locais situados em diferentes Estados, que organizam eventos em suas regiões.

Cada Núcleo Regional apresenta de um a três membros voluntários chamados de Líderes de Núcleo Regional. Estes líderes são responsáveis pelo desenvolvimento de eventos de suas regiões com o apoio do Conselho de Diretores, sendo a ponte para uma melhor comunicação entre os profissionais em todo o país. 

Os eventos regionais podem ser abertos ao público ou exclusivos para os associados. O intuito desses eventos é aproximar a associação de outras regiões, ao promover networking, conhecimento e troca de experiência entre os profissionais da área da Consultoria de Imagem, bem como para pessoas que desejam conhecer a AICI e outras profissões voltadas à imagem.

Atualmente, a AICI Brasil apresenta sete Núcleos Regionais: Centro-Oeste, Minas Gerais, Nordeste, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Centro-Oeste: Cristiane Matos e Stela Moncaio

Minas Gerais: Patrícia Franco , Thamirys Miranda e Roberta Santos

Nordeste: Danielle Steffanello, Larissa Menezes e Valéria Didier

Paraná: Helen Oli e Neuzi Carreiro

Rio de Janeiro: Dani Macedo e Izadora Lupetina

Rio Grande do Sul: Cris Carvalho e Dóris Antunes

Santa Catarina: Fabiana Morato e Fê Avilla




História da AICI Global


Na década de 80 existiam duas associações de consultores de imagem nos Estados Unidos: a ACI, do oeste, com sede em San Francisco na Califórnia, e a AFIC, do leste, com sede em Nova York. Em 1990 ambas as associações, com grandes profissionais reconhecidos da consultoria de imagem, uniram-se para criar a AICI. A primeira presidente da associação, de 1990 a 1991, foi Jennifer Maxwell Parkinson AICI CIP.


Membros do comitê de fusão da AFIC


Lisa Cunningham, Dominique Isbecque AICI CIP, Carole Jackson, Angie Michael, Jennifer Maxwell Morris, Jean Patton Membros do comitê de fusão da AICI Lynn Farris, Coralyn Lundell, Diane Parente AICI CIP, Alyce Parsons AICI CIP, Carol Stone, Sue Weinman.

Em 1994 a AICI fundou o primeiro capítulo fora dos Estados Unidos: o Capítulo Canadá. Karen Bruger AICI CIP, canadense, foi a primeira associada a fazer parte do conselho de diretores da AICI Global.

Hoje, a Associação Internacional de Consultores de Imagem, apresenta mais de 1300 membros em 37 capítulos dos cinco continentes: América, África, Europa, Ásia e Oceania. Alguns países onde os membros da AICI estão presentes: Japão, China, Filipinas, África do Sul, Austrália, França, Rússia, México, Argentina, Colômbia, Chile, etc.