O mundo se transforma a todo tempo
E assim como tudo no mundo, a consultoria de imagem se democratizou em velocidade recorde!
Mas tudo na vida, tem o lado bom e o tem lado ruim…
Essa rapidez acabou desvalorizando nossa profissão, transformando em uma guerra de preços.
CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO, é sim uma profissão!
E daquelas que têm o poder de transformar a vida das pessoas.
Infelizmente o mercado (ainda) não dá o devido valor, e a culpa é toda nossa!
Isso mesmo!
Nossa!
Vamos refletir um pouco:
- Quanto tempo você dedicou fazendo um curso em uma escola de renome?
- Quanto tempo com a sua família você abriu mão para investir nesse curso?
- Quantos sábados, domingos e feriados, você fez atendimento, por ser o único dia possível para sua cliente?
- Quanto tempo você trabalhou em outro emprego enquanto fazia a tão sonhada transição de carreira?
E nem estamos falando de investimento financeiro.
Pois é! Investimos muito tempo e dinheiro para estudar, buscar especializações e usar materiais de qualidade. Entretanto, profissionais de olho nesse nicho em crescimento se aproveitam, oferecendo cursos rápidos com baixo custo e, claro, com baixa capacitação. Esses cursos apresentam temas rasos, como se fossem matérias de revista, promovendo a ideia de serem fontes fáceis de ganhar dinheiro. O resultado é a formação de profissionais despreparados que atendem em forma de ‘produção’. Afinal, cobrando pouco, precisam atender muito, não é mesmo? E isso acabou ‘banalizando’ nossa profissão
Eu mesma já fiz esses cursos, mas eu não contentei, não me senti preparada e, como tinha plena consciência do que eu queria, me determinei a ser a melhor nesse mercado e, para isso, investi pesado em todos os quesitos.
Voltando a falar da democratização.
O que isso causou?
Para nos manter competitivas no mercado, muitas consultoras baixam o preço dos seus serviços, com a ilusão de que, só assim, conseguirão se manter na profissão.
Leigo engano!
A única coisa que conseguem com isso é desvalorizar e desmerecer tudo que somos e que lutamos tanto para ser.
CONSULTORES DE IMAGEM RECONHECIDOS.
Hoje vemos propagandas que mais parecem um cardápio, consultoras que reduzem a consultoria a análise de cores. Essa semana eu vi uma divulgação que me deixou transtornada: “Faça você mesma a sua consultoria de imagem”. Como assim?
Uma pessoa ensina de forma mágica a fazer a auto-consultoria! É isso mesmo? E a pessoa por trás daquele tipo de corpo, da cartela de cores, do estilo…Onde fica?
Não trabalhamos com bonecos ou com modelos, que se intitulam “meu corpo é… uma forma geométrica, minha cartela é… uma estação do ano, meu estilo é… falando de moda”, nosso trabalho vai além. Lidamos com pessoas, com sentimentos, desejos, vontades, com mulheres perdidas. Sim, perdidas!
Precisamos quebrar os paradigmas em torno da consultoria, e o maior deles, é o de admitir e falar sobre os medos das nossas clientes.
A maioria das mulheres se sentem perdidas em algum momento da vida, seja na carreira, na nova vida de casada, na maternidade, no pós-maternidade, na menopausa. Nossa vida é um ciclo, e em cada fase passamos por conflitos comuns e incomuns.
É disso que se trata a Consultoria de Imagem e Estilo, sobre se reconectar com seu eu.
Você não está sozinha nessa luta!
Precisamos unir forças e usar as verdadeiras vantagens de sermos membros da AICI para levarmos nossa profissão para um novo patamar, o lugar no qual merecemos estar!
Quanto você julga valer o seu trabalho?
Pense nisso!
Se você estiver perdida sobre como valorizar o seu trabalho, coloque em um papel tudo o investiu para se sentir segura em atuar nesse mercado.
Eu digo tudo mesmo, tangível e intangível.
O curso que você fez, o material que usa, as imersões, as viagens, o tempo que dedicou, os eventos e momentos em família que perdeu, horas de sono…
Agora, coloque no papel, o quanto você investe em um único atendimento.
Seu tempo, horas de sono, aquele bate papo com a cliente, o tempo para montar uma proposta, o tempo e o café para apresentar essa proposta, o tempo para montar e entregar o dossiê, cada shopping, cada loja que você entrou e saiu para fazer a curadoria das peças para ela, quanto tempo levou para fazer a revitalização do closet, tendo que lidar com questões além das roupas… você sabe do que estou falando, né? Sentimento!
Não tem como atender com qualidade em forma de produção!
Qual valor você daria para o seu trabalho?
Não estou dizendo que existe certo ou errado. Só existe quanto você vale, não deixe o mercado dizer esse valor!
Você pode vender o que você quiser, eu escolhi vender uma experiência única e exclusiva para minhas clientes.
E essa experiência começa com um café.
Venha tomar um comigo, eu te conto mais!
Este artigo foi escrito por Van Balota
Apaixonada por moda, é uma consultora de imagem formada pelo Centro Europeu. Especializou-se em Inteligência Emocional Sistêmica, unindo moda e psicologia para realçar a beleza individual de cada cliente. Iniciou sua carreira com a loja online Rosa Valente, que evoluiu para uma consultoria de imagem e estilo. Hoje, o foco de Van é valorizar a força e a delicadeza da mulher moderna, ajudando-as a vencer desafios pessoais e profissionais com confiança e estilo.