Você tem embalagem, marca e conteúdo?

Imagine só uma lata de refrigerante! Agora imagine o design da lata como sendo a embalagem, o conteúdo sendo o líquido e a marca do refrigerante como sendo algo que o diferencia dos outros refrigerantes. Agora, vem a pergunta:


Você também tem embalagem, marca e conteúdo??


Pode parecer um pouco estranho e pesado comparar você com uma marca de um produto, mas todos nós temos sim uma marca pessoal que precisa se auto vender, seja para alcançar objetivos pessoais ou profissionais. Então, vamos lá! A nossa marca pessoal é algo que define você, um diferencial, algo que o faz lhe distinguir dos demais. O conteúdo são suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), seus valores e sua visão de vida. Já a embalagem é sua imagem pessoal, sua aparência, seu comportamento e sua comunicação verbal e corporal. Para ter uma marca pessoal de sucesso é preciso pensar em duas coisas: reputação. E reputação tem a ver com a percepção que a pessoas tem de você. E isso pode ser negativo ou positivo não é mesmo?


Se você consegue com sua marca pessoal gerar confiança naquilo que faz, então a sua marca pessoal deve estar gerando os resultados que você deseja. Entretanto, se sua marca pessoal (Personal Branding) está comprometida, então seus objetivos vão ficar comprometidos também. Porque vender algo que não é real é o mesmo que fazer Marketing Pessoal mentiroso. O Marketing Pessoal, ou seja, a forma como você se mostra ao mundo, deve existir mas precisa ser autêntica, verdadeira.


Percebeu que estamos falando de três coisas diferentes: MARCA PESSOAL X PERSONAL BRANDING X MARKETING PESSOAL? De forma bem sucinta, vou explicar:


A marca pessoal é algo que lhe diferencia das outras pessoas. Personal Branding é a gestão da sua marca pessoal, aquilo que as pessoas pensam de você. Já o Marketing Pessoal é a forma como você se mostra ao mundo.


Eu sei e concordo que embalagem bonita não vende sozinho, você precisa ter conteúdo e uma marca própria, mas se você tiver esses dois muito bons e sua embalagem for feia ou desalinhada com os outros dois, você igualmente não vai conseguir “se vender”. Resumindo, um bom produto, VOCÊ, precisa das 3 partes que compõem a marca pessoal para ter sucesso: embalagem, marca e conteúdo.


Já se convenceu de que a sua imagem pessoal (ou embalagem) faz diferença? E essa embalagem é composta por aparência, comportamento e comunicação oral e corporal. Na sua vida pessoal ou profissional, a sua imagem pessoal chega antes até mesmo das suas palavras. Num primeiro encontro, somos facilmente julgados em menos de 30 segundos apenas pela forma como nos vestimos e gesticulamos. Que tal começar a prestar um pouco mais de atenção a sua imagem pessoal? Ela tem passado a credibilidade e a confiança que você tanto deseja e precisa? Pense nisso.


Abraço,

Valeria Didier


Valéria Didier é Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa desde 2010 e sua missão é ajudar homens e mulheres a terem uma imagem pessoal de sucesso e alcançar os objetivos que eles desejam, seja na sua vida pessoal ou profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta