Marca Pessoal: primeiro passo que irá lhe ajudar a destacar-se no mercado

Como se diferenciar em um mundo que já existe muito de tudo?

Me lembro exatamente quando fui visitar minha obstetra durante a minha gestação e ela me perguntou se tinha escolhido o nome da criança. Respondi que o pai tinha escolhido Maria Eduarda, porém eu não estava satisfeita porque já existiam muitas Marias, segundo, a minha irmã médica pediatra. 

A médica me respondeu, como assim? Maria Eduarda Scalzer só existirá uma no mundo. Sim, ela tinha razão, minha Maria Eduarda é única e especial.

Mas, como ser único em um mundo tão confuso?

Ninguém nos disse que ser diferente era legal. Pelo contrário, ouvimos desde criança que ser diferente era algo negativo.

Pois bem, é inútil tentar ser igual. Ninguém é igual a ninguém.

Se tornar único no mercado não é indolor, como retrata por aí, requer dedicação e esforço contínuo. Essa diferenciação não aparecerá de modo simples porque você dá sorrisos educados. A diferenciação genuína só é concedida àqueles que trabalham arduamente para consegui-la.

Então vamos lá, se todos nós somos únicos e temos histórias de vida diferentes, como usar isso a nosso favor?

Sendo formada em Administração e especialista em Marketing, conheci ferramentas estratégicas que me ajudaram e continuam ajudando muito no decorrer da minha jornada profissional.

Só existe uma forma de nos diferenciarmos no mercado e se baseia nas mesmas estratégias implementadas pelas grandes marcas, porém adaptadas ao contexto das iniciativas solo, tais como empreendedores individuais e pequenos empresários.

E esta forma de se diferenciar é a construção da sua marca pessoal. Só através dela você irá conseguir moldar a percepção com que deseja ser notado pelos outros.

Antes de citar alguns passos para você se destacar no mercado, preciso deixar claro o que é marca pessoal.

Marca pessoal é a descrição sintética que os outros têm de você. Para ser mais efetiva, deve estar associada ao benefício que é capaz de prover. São aquelas palavras que o outro te descreve ao lhe apresentar para alguém.

É na realidade através dela, sua marca pessoal, que você irá construir estratégias que cause na sua audiência a percepção mais correta e apropriada para os seus objetivos de negócio e de vida.

O que distingue uma pessoa comum de uma pessoa que possui uma marca é que esta última tem uma identidade forte, capaz de utilizar suas maiores qualidades para fazer a diferença.

Você seria capaz de responder o que as pessoas associam ao seu nome hoje?

Uma sugestão: pergunte, isso mesmo, pergunte para sua audiência, pergunte nos seus Stories ou em outra rede social, e veja quais características as pessoas associam a você, e através deste resultado comece a alinhar e traçar estratégias para alcançar os resultados almejados.

Agora, mãos à obra para a construção da sua marca pessoal de sucesso:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Google

O primeiro passo a ser dado é a fundação da sua marca pessoal.

Agora começamos com você. Mostre claramente no que é único, é extremamente importante identificar essa distinção.

Nesta etapa, você irá revisitar a sua história de vida, fazer uma reflexão sobre os seus valores e personalidade.

Quais são seus pontos fortes? Como você pode tirar proveito deles? Quais são as suas combinações mais poderosas? Aonde elas o conduzem? Qual é a coisa, ou duas, ou três, que você sabe fazer melhor do que 10 mil outras pessoas?

Afinal, você não tem como se destacar no mercado se não souber localizar, denominar e desenvolver os seus pontos fortes.

Mas afinal, o que é um ponto forte?

Vou ser bem precisa, ponto forte é um desempenho estável e quase perfeito em determinada atividade.

Lembrando que segundo Marcus Buckingham, a capacidade de fazer uma coisa só é um ponto forte se você consegue se imaginar fazendo aquilo repetidamente, com alegria e com êxito.

Para você conseguir ter uma fundação sólida da sua marca pessoal precisa utilizar essas três ferramentas revolucionárias:

1.Saber distinguir seus talentos naturais das coisas que você pode aprender.

Como falei, ponto forte é um desempenho estável e quase perfeito numa atividade. Tudo bem, mas como você chega lá? A pessoa pode alcançar um desempenho quase perfeito em qualquer atividade que escolher, desde que pratique e pratique, ou o desempenho quase perfeito requer de fato certos talentos naturais?

A questão não é saber se você pode ou não melhorar nessas atividades. É claro que pode. Os seres humanos são criaturas adaptáveis e, se algo é realmente importante para nós, podemos ficar um pouco melhores em praticamente tudo. A questão é saber se você pode alcançar um desempenho estável e quase perfeito nessas atividades apenas com a prática. A resposta a esta questão é: “Não, a prática não leva necessariamente à perfeição”. Desenvolver um ponto forte em qualquer atividade requer certos talentos naturais.

Estes três – talentos, conhecimento e técnicas – combinam-se para criar seus pontos fortes.

Embora tudo seja importante no desenvolvimento de um ponto forte, a principal dessas três matérias-primas é o talento. Seus talentos são inatos, enquanto técnicas e conhecimento podem ser adquiridos através do aprendizado e da prática.

Por exemplo, como uma consultora de imagem você pode aprender a fazer uma coloração pessoal (conhecimento), pode até aprender a fazer um dossiê bacana (uma técnica), mas você dificilmente se destacará no mercado se você não se identifica com este trabalho e não for um talento. Dificilmente desenvolverá alguma técnica diferente das que já existem. Como por exemplo tantas consultoras com o olhar treinado para este segmento, oferecendo aulas, cursos e metodologias desenvolvidas por elas. Esses são talentos.

Assim, a chave para desenvolver um genuíno ponto forte é identificar seus talentos dominantes e depois refiná-los com conhecimento e técnicas.

Sugiro que examine cuidadosamente nos próximos dias os seus conhecimento, técnicas e talentos. Aprenda a distinguir entre eles. Identifique seus talentos dominantes e depois empenhe-se em adquirir o conhecimento e as técnicas para convertê-los em verdadeiros pontos fortes.

Tendo em vista o novo normal híbrido, ou seja, home office & escritório, muitos ensinamentos desse período seguem extremamente atuais.

2. A segunda ferramenta revolucionária é um sistema para identificar seus talentos dominantes.

Há um modo seguro de identificar seu maior potencial para o desenvolvimento de pontos fortes: dê uma parada e se observe por algum tempo. Tente uma atividade e veja com que rapidez você a domina, com

que rapidez galga degraus no aprendizado e lhe acrescenta por conta própria macetes e truques que ainda não lhe ensinaram. Observe se você se deixa absorver pela atividade a ponto de perder a noção do tempo.

Se nada disso acontecer após alguns meses, tente outra atividade e observe – e depois outra. Com o passar do tempo, seus talentos dominantes se revelarão e você poderá começar a refiná-los,

transformando-os num vigoroso ponto forte.

3. A terceira ferramenta revolucionária é uma linguagem comum para descrever seus talentos.

Precisamos de uma nova linguagem para ajudar a explicar os pontos fortes que vemos em nós mesmos. Essa linguagem deve ser precisa; deve ser capaz de descrever os modos sutis pelos quais você se diferencia de outra pessoa.

Deve ser positiva; tem que ajudar a explicar a força que você tem. E deve ser comum; tem de ser uma linguagem em que todos entendam.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Google

Por fim, o nosso mundo mudou drasticamente nos últimos anos com o advento da Internet, as redes sociais, entre outros avanços tecnológicos. Podemos e devemos aproveitar este momento e usar essa linguagem clara e precisa para nos destacarmos no mercado.

Estas três ferramentas citadas aqui eu tenho certeza que é um meio de revelar o que há de melhor em você . Você agora pode se lançar neste processo maravilhoso de construção da sua própria marca de sucesso.

Há muitas pessoas em nosso planeta, mas nenhuma tem a sua história de vida. Resumindo: o segredo é que, você é o ingrediente principal.

Faça a DIFERENÇA!

Bibliografia:

Wandersman, Aldo. E se você fosse uma marca? : trone-se a primeira opção do seu mercado e conquiste seguidores fiéis através do branding pessoal. – Rio de Janeiro, RJ : Alta Books, 2015.

Buckingham, Marcus e Donald O. Clifton. Descubra seus pontos fortes . [tradução de Mário Molina]; Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

Este artigo foi escrito por Ticiana Scalzer

Consultora de Imagem, especialista em marca pessoal. Professora Universitária há mais de 20 anos, formada em Administração de empresa, MBA em Marketing pela FGV e pós graduada em Branding pela PUC-PR.

Uma resposta

  1. Olá boa noite Ticiana,

    Estou lendo sua matéria nesse momento e hoje definitivamente descobri que a 15 anos na profissão que estou atualmente não realizei absolutamente nada para construir minha Marca Pessoal e totalmente sem direcionamento. Mesmo tendo a mesma minha primeira formação igual a sua (Adm e Marketing) eu não apliquei nada do que estudei em minha atual profissão (cabeleireira e empresária). Através da sua matéria estou enxergando tudo de outra forma pois meu objetivo é me tornar além de cabeleireira uma consultora de imagem, pois amo muito tudo isso, esse universo. Me encontrei aqui. Obrigada !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta