A Consultoria de Imagem é para todos

Sendo a imagem a representação visual de uma pessoa, já podemos afirmar que todo mundo tem a sua. Nenhuma imagem humana é igual a outra, mesmo quando os indivíduos são gêmeos idênticos, ainda existe algo que os diferencia.


Além dessa imagem, o ser humano tem sua identidade, que é um misto de suas características físicas, personalidade, gostos, crenças, valores, cultura e habilidades. A identidade é construída com o tempo através das experiências familiares, escolares e sociais.


Quando a identidade e a imagem não condizem, ou seja, são divergentes, o ser humano vive em constante desiquilíbrio, com baixa autoestima e muita confusão social. Então, como associar na vida a imagem com a identidade?


Esta é a missão da Consultoria de Imagem: harmonização da identidade com a imagem! O profissional da imagem tem a competência de orientar o seu cliente a assumir novos hábitos, comportamentos e conduta para que ele possa transmitir a sua verdadeira essência, demonstrando assim quem é através de seu estilo próprio.


É um trabalho complexo, intenso e desafiador. Onde se trabalham conceitos como autoestima, autoconhecimento e autoconfiança. Agregando também o vestuário como veículo de comunicação de suma importância, pois transmite informações sobre a pessoa a todos ao redor, mesmo que esta não diga uma palavra. Por isso o consultor da imagem tem a destreza de adequar o discurso da fala e o discurso da roupa, transformando isso na credibilidade tão sonhada.



Consultoria de Imagem e Diversidade


O mercado da Consultoria de Imagem cresceu bastante no Brasil e por isso, não há como dissociá-lo do respeito à diversidade. Por mais que o serviço seja contratado por uma empresa, o trabalho final sempre vai impactar a vida de uma pessoa e o Brasil é um país personificado pela pluralidade, em todos os sentidos.


Toda esta significância do trabalho de consultoria não pode ser reduzida a uma pequena parcela da população que pode pagar por ele. É preciso levar a consultoria a lugares não pensados e trazer para a consultoria grupos sociais vítimas de preconceito, racismo e total exclusão social.


Inclusão social é isto: oferecer acesso a bens e serviços igualmente a todos! Porque todos precisam da consultoria de imagem em uma fase da vida ou às vezes em vários momentos com demandas diferenciadas. O ser humano vive em constante mudança comportamental e muitas vezes se perde em meio a tantos papéis sociais a cumprir.


O objetivo da Consultoria de Imagem é atender as demandas de pessoa física ou jurídica no que se refere à aparência, comportamento e comunicação, uma vez que existem profissionais especializados em todas as áreas.


Para disponibilizar um atendimento que fortalece o respeito ao próximo, é necessário ter clareza sobre os movimentos existentes e repensar em termos e palavras que muitas vezes fazem parte da cultura brasileira, mas requerem atenção e reflexão para não perpetuar preconceitos.


A reclusão social devido à pandemia e o aumento do uso das redes sociais aceleraram as discussões sobre temas vinculados ao comportamento humano, e a melhor forma de promover a diversidade é respeitar todas as diferenças.


Observa-se que um movimento crescente é o da positividade corporal, contempla raça, tamanho e idade, seu objetivo é defender o amor ao próprio corpo em qualquer circunstância, reforçando que todo corpo é belo, independente de suas marcas, formas e tamanho.



Humanização no atendimento


No atendimento ao cliente, o profissional deve ter sensibilidade para entender se o pedido do cliente está alinhado à uma imagem planejada saudável e ao identificar algum distúrbio, se houver abertura, é indicado orientar o cliente para buscar um especialista no assunto, garantindo um atendimento integrado com psicólogos, nutricionistas, dermatologistas e afins.


No que se refere a diversidade étnico racial é necessário estar atento para não utilizar o tom de pele da pessoa para lhe atribuir adjetivos em virtude de suas características. O ideal é sempre chamar a pessoa pelo nome.


No tocante ao gênero e orientação sexual, também é primordial se dirigir a pessoa pelo nome e pronome pessoal que ela adota. Dale Carnegie disse que o nome é som mais doce que uma pessoa pode ouvir.


Temos também o grupo de pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, mental, múltipla) e não é certo dizer que elas são portadoras de necessidades especiais.


Para disponibilizar um atendimento acessível e que respeita a diversidade é necessário:


  1. Estar disposta a escutar as necessidades da cliente para auxiliá-la a não ter um desejo de imagem baseado nos padrões impostos, e mesmo que seja necessário cumprir alguma regra, que seja de maneira respeitosa.
  2. Não usar expressões que endossam a gordofobia, o racismo e preconceitos contra pessoas com deficiência ou doenças classificadas como raras.
  3. Ao atender uma pessoa com deficiência, esteja atento para as restrições que ela possui e antes de tocar nela ou oferecer ajuda, pergunte de maneira natural se ela precisa de ajuda e qual melhor forma para você fazer isso.
  4. Esteja sempre disposta a aprender sobre diversidade e cuide para não usar palavras e expressões que conotam alguma discriminação por causa das características pessoais.


O psicólogo Carl Jung fez a seguinte reflexão: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana“.


Fazer as pessoas se encontrarem e a amarem esse achado, ah, este é o DNA do trabalho de Consultoria de Imagem! Toda a humanidade é merecedora e anseia por se encontrar pelo menos uma vez na vida.

Capa: Photo by Freepik

Leia mais sobre o tema em A diversidade étnico-racial e a valorização das diferenças, artigo publicado em 5 de outubro de 2019.




Este artigo foi escrito por Roberta Santos e Cristiane Matos.


Roberta Santos é Consultora de Imagem e Visagista focada em visagismo humanizado. Graduada em Secretariado Executivo e certificado ACEA® Intl. Experiência em assessoria e comunicação corporativa. Seu trabalho é baseado na autoestima e no aperfeiçoamento do ser humano a sua melhor versão, do interior para o exterior!



Cristiane Matos – Após uma etapa da jornada do autoconhecimento eu me conectei com a minha essência, comecei a amar tudo em mim, os aspectos bons e os que podem ser melhorados. Meu objetivo na Consultoria de Imagem é auxiliar as mulheres a terem um guarda-roupa autêntico e que otimize o seu estilo de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta