Como a Consultoria de Imagem me levou ao SPFW

Em maio de 2023 aconteceu a edição número 55 do SPFW, maior evento de moda do país. Eu sempre acompanhei esse evento, antes como adolescente que já gostava de moda, e nos últimos anos como consultora de imagem, através dos canais digitais, para estar por dentro dos lançamentos da moda nacional, e  alimentar o meu repertório para os meus atendimentos. Mas esse ano foi especialmente diferente, através do reconhecimento do meu trabalho, eu fui convidada para duas experiências dessa edição. A primeira, através de um convite da AICI, foi assistir a estreia da marca carioca The Paradise Rio no SPFW. A segunda experiência, foi o convite para fazer parte do casting que desfilou para a marca Fernanda Yamamoto. Sim, na mesma edição, a minha estréia no evento, com duas perspectivas diferentes. E aqui compartilho elas com vocês.

Na sexta feira à noite, dia 26 de maio, cheguei no espaço Komplexo Tempo, no bairro da Mooca,  para assistir o desfile da The Paradise Rio, e fiquei impactada com a energia dessa apresentação. Foi uma explosão de cores e estampas, temperadas com uma performance livre e divertida dos modelos que eram compostos por uma uma mistura de atores globais, supermodelos, e ícones como Silvia Pfeifer e Monique Evans. A coleção navegava por um mood vintage, e essa sensação era reforçada por uma trilha sonora alta e pulsante, com clássicos das décadas de 70, 80 e 90. Tudo intenso, sincronizado e rápido. Assistir ao desfile ao vivo foi uma experiência única, um espetáculo que aguçou todos os seus sentidos.  Foi uma feliz estreia como espectadora, com um desfile tão pulsante. Não é à toa que na língua inglesa, desfile de moda traduz-se: fashion show. Nesse dia entendi a diferença do ao vivo em relação ao digital.

Mas vamos à segunda, e mais marcante dessas duas experiências. Contextualizando, sou uma consultora que trabalha em São Paulo há 05 anos, e que um dos meus serviços é fazer personal shopper, e assim que a minha relação com a  Fernanda Yamamoto começou.  Com certa frequência eu entrava em contato com a equipe da Fernanda para pedir malas com ítens selecionados para clientes. Até que em 2022 recebi um primeiro convite, a Sueli (gerente da loja), sugeriu o meu o nome à Fernanda, para participar, junto a outras mulheres relevantes em suas áreas de atuação, de um shooting da campanha “(RE) encontro”, que marcava o período pós-pandêmico. Através desse trabalho, tive contato com uma equipe que leva a moda muito a sério, com organização, sintonia, cuidado e carinho com o seu trabalho. Observar todo o time da Fernanda Yamamoto, nessa campanha, só fez eu admirar e respeitar ainda mais o seu trabalho como líder, empreendedora e estilista. Me senti lisonjeada.

Mas, foi em março de 2023 que recebi um dos convites mais inusitados da minha carreira, desfilar no SPFW. Deixando o glamour e o ego de lado, o motivo de me sentir emocionada com esse convite foi o contexto do desfile. O casting diverso foi composto por amigos e clientes da marca, com corpos, idades e gêneros diferentes, cada look foi pensado levando em consideração a personalidade de cada modelo. A Fernanda e sua equipe conheciam cada uma daquelas 22 pessoas. 

Basicamente eu enviei as minhas medidas, e uma semana antes do desfile estive no ateliê, localizado na Vila Madalena para a prova. Ao abrir o provador me deparei com um vestido branco que mais parecia uma obra de arte, composto com uma sobreposição assimétrica de um tecido plissado no busto, marca registrada da Fernanda, fiquei arrepiada. Ao vestir,  a peça caiu como uma luva, senti-me representada. Nesse dia foi testado todos os detalhes do styling, e o time fechou a cor dos sapatos, escolheu os brincos da marca Carlos Penna que eu usaria, assim como o modelo dos óculos da marca Moom Eyewear, além da definição do visagismo. Prova feita, look fotografado, tudo pronto para o dia do desfile.

Domingo, dia 28 de maio, no térreo do Edifício Virgínia, no centro de São Paulo, os 22 modelos chegaram às 6:30h para a maquiagem e cabelo, que foram assinados pelo maquiador oficial da Natura, Carlos Costa. Nessa manhã também  recebemos instruções da direção do desfile de como desfilar na passarela. Tomamos café da manhã, e estávamos prontos para apresentar a coleção aos convidados e imprensa às 11h. Foi emocionante. Esse dia eu testemunhei um exército trabalhando para o show acontecer, uma operação da equipe de beleza, direção, stylists, e tudo isso para um show de 11 minutos, embalado ao vivo pela banda de afrobeat Funmilayo. Senti uma responsabilidade enorme, e um frio na barriga também! Ao entrar na passarela, me concentrei em estar no momento presente e deixar o nervosismo de lado, para aproveitar o tempo presente. Tinha sempre em mente que lá eu era embaixadora de uma marca antes de ser a Paola. Deu tudo certo, a repercussão do desfile foi excelente. 

Irei guardar essa experiência na minha memória, com muito carinho para sempre. A consultoria de imagem me deu esse presente,  fico feliz em compartilhar com vocês. Trabalhar com o que amamos, pode nos trazer surpresas inimagináveis.

Este artigo foi escrito por Paola Mancini

Formada em Relações Internacionais, foi trainee e executiva por 06 anos da maior varejista de moda do País, Lojas Renner. Depois dessa experiência começou a atuar como Consultora de Imagem, para isso, formou-se como personal stylist na UAL: London College of Fashion, pós-graduação em Consultoria de Imagem & Estilo na Belas Artes em SP, e Visagismo com Philip Hallawell.

Com seu escritório situado em São Paulo, possui mais de 500 clientes atendidos, entre homens, mulheres e empresas. Através de sua personalidade alegre e descontraída, criou um método que usa o embasamento técnico para proporcionar uma experiência leve, prática e agradável para os seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta