Entrevista Brenda Kinsel

Neste mês, entrevistamos Brenda Kinsel, uma das consultoras de imagem da AICI mais reconhecidas, autora de seis livros, entre eles ’40 over 40’, para falar sobre estilo, envelhecimento e outras coisas mais.

 

O que é estilo para você?

O estilo está na nossa natureza. Podemos passar uma vida toda entendendo quem somos por meio do estilo. Para mim, ele é mais do que a imagem, ele é espiritual e cheio de alma.

O estilo está na essência de cada um de nós. Como consultora, meu trabalho é chegar nessa essência e ajudar minha cliente a identificar aspectos de seu estilo. Com essa informação, eu posso ajudá-la a trazer o que está dentro para fora.

Frequentemente, pergunto a cliente se ela teve a experiência de se olhar no espelho e sentir que está usando as roupas de outra pessoa. Meu trabalho é ajudá-la a vestir as roupas certas para que, quando ela se olhar no espelho, ela veja sua melhor versão.

No meu primeiro encontro, eu entrevisto a cliente. Também passo exercícios para que ela faça antes de nos encontrarmos. Suas respostas, aquilo que ela compartilha comigo neste primeiro encontro, me dá as ferramentas para ajudá-la a entender o que ela mais gostaria que o mundo soubesse a seu respeito. Muitas vezes, ela fica com lágrimas nos olhos, porque, pela primeira vez, ela sente que a estão enxergando. Este é um momento mágico para a cliente e para mim. Uma vez que eu tenha desvendado seus desejos e aspirações, eu uso a linguagem e psicologia das cores e design para ajudá-la a expressar sua essência. Meu papel é traduzir sua formula de estilo para as roupas que ela usa. O resultado disso? Ela se sentirá mais visível e presente no mundo.

Aprendi por meio de minhas clientes e de minha própria experiência o quanto o estilo é mais importante que tamanho, idade ou orçamento. O estilo é como a impressão digital – o estilo de cada um é único. As mulheres se sentem melhores quando expressam seu estilo. Esquecem os desafios do tipo físico que acreditavam que tinham. Estilo é transformativo. Ele leva à aceitação, alegria e felicidade.

Quando esta revelação de estilo é apresentada para ela na primeira sessão, ela fica com sede de conhecer todas as maneiras que você pode ajudá-la. Na minha experiência, o estilo está no centro de toda prática bem-sucedida de um consultor de imagem.

 

Como seu estilo pessoal evoluiu com o tempo?

Com cada capítulo de nossa vida, mudamos e evoluímos, e, o mesmo acontece com nosso estilo. Isso não é demais? É importante manter-me aberta a como meu estilo está mudando. Para me ajudar, a cada estação eu volto para o exercício de estilo que dou para minhas clientes e respondo as mesmas perguntas que faço para elas. A medida que mudo e evoluo, minhas clientes podem ver que elas também. O que era importante dez anos atrás pode não ser mais relevante. É importante manter-me atualizada. A medida que envelheço, cada vez mais me sinto conectada a minha juventude. Na minha idade atual, me sinto mais como a pessoa criativa e experimental que fui no colégio. Quero “brincar” com minhas roupas e experimentar coisas diferentes. Gosto de ser surpreendida por uma cor ou silhueta que nunca usei. Quebro, ignoro e crio novas regras à medida que continuo.

Também estudo tendências e observo o que é inovador. Desta forma, posso ajudar minhas clientes a buscar em seus armários e renovar seus guarda-roupas para que se sintam modernas e atuais a cada estação.

As paletas de cores também mudam com o tempo. Como não tinjo mais meu cabelo, procurei as cores que ficam bem em mim agora, cores que nunca havia usado. Que divertido é brincar com as novas cores!

Todas essas mudanças são excelentes histórias para contar a minhas clientes, porque elas estão passando por coisas similares. Treze anos atrás, eu deixei Marin County e me mudei para um lugar onde as pessoas são menos formais. Vejo muitos looks informais desde que me mudei da cidade para um lugar mais no campo.

Em geral, os códigos de vestuário mudaram em todos os lugares. Minhas clientes precisam de ajuda para saber como se vestir de uma maneira que não envolva usar um terninho. Muitas clientes trabalham em locais informais.
Nós nos ajustamos para mudar e também ajudamos nossos clientes a se adaptarem às mudanças em suas vidas. À medida que evoluo no meu estilo pessoal, estou inspirando minhas clientes, especialmente a mulher madura. Comigo ao lado dela, ela se sente confiante. Ela pode ver que a moda e o estilo florescem, não importa sua idade.

 

Que desafios o envelhecimento traz para se vestir?
Eu vejo um grande desafio nos sapatos. Lindas sapatilhas, tênis e botas estão substituindo os escarpins.
Muitos clientes mantiveram o mesmo peso, mas esse peso pode estar distribuído de forma diferente. Suas partes inferiores podem ser mais estreitas, a cintura mais larga e os seios mais cheios. Eu as ajudo a passar por essas mudanças sem problemas, vestindo-as com roupas que as valorizam.
Tenho clientes que ganharam peso e também perderam peso significativo. Uma das minhas clientes perdeu vinte e três quilos. Estamos fazendo ajustes em suas roupas a cada poucas semanas.
Os acessórios muitas vezes precisam ser ajustados. Fechos pequenos nos colares são difíceis. Estou sempre buscando colares e pulseiras que serão fáceis de colocar e tirar. Até mesmo pequenos botões são mais difíceis. Se vejo uma cliente lutando com um fecho, encontro soluções imediatamente. Se estamos fazendo compras juntas, uma solução pode ser apenas fazer uma escolha diferente.
Para algumas de minhas clientes, a aposentadoria significou deixar um ambiente de trabalho formal e agora passar o tempo com amigos e familiares e viajar. Muitas vezes elas estão mais ocupadas do que quando estavam trabalhando!
Seus objetivos ao se vestir são completamente diferentes. Este pode ser um momento confuso, e é por isso que eles amam minha ajuda. Eu posso pegar seu estilo pessoal e criar seus melhores looks em peças mais descontraídas.

 

O que mudou para este público desde que você publicou seu livro ’40 over 40 ‘?
Eu tenho pensado sobre isso ultimamente. Na verdade, estou trazendo o primeiro livro publicado comigo no avião enquanto saio para ver meu pai idoso em Minnesota. Eu pretendo ler capítulo por capítulo e ver como me sinto sobre isso agora, quase vinte anos depois. Eu tive várias pessoas me dizendo que elas releram o livro e tudo ainda se aplica, e eu desconfio que isso seja verdade. Mesmo que o público-alvo agora tenha 60 anos, não 40, elas ainda desfrutam de dicas de estilo, da psicologia da moda e do prazer que existe em usar itens e acessórios de moda bem escolhidos.
Especialmente neste capítulo da vida, estou incentivando minhas clientes a usar o que amam … agora. Eu quero que elas usem tudo o que possuem, especialmente as coisas boas. Uma cliente disse: “O que eu estou esperando?” Ela está absolutamente certa!
Muitas mulheres nesse mercado-alvo têm um armário cheio de roupas e não veem muita necessidade de fazer compras. Tudo bem para mim, porque ainda posso aparecer todos os meses, reciclar seus armários e fazer novas produções para o que está acontecendo em sua vida – viagens, reuniões de família, festas de aniversário, mudança de temporada, roupas espalhafatosas, roupas para seus filhos, vida social. Estou fazendo muito menos compras e muito mais trabalho no closet, montando looks com o que elas já têm.

 

Qual é o segredo para manter os clientes para sempre?
A primeira coisa que mudou meu trabalho com as clientes e as transformou em clientes para a vida toda foi pensar no futuro, descobrindo qual seria a próxima coisa que as ajudaria a ter mais facilidade em suas vidas. Como eu poderia atendê-las e ajudá-las a maximizar seu investimento?
Lembro-me do momento em que tive essa revelação. Eu estava deixando uma cliente depois de uma ótima sessão de compras. Eu estava sorrindo todo o caminho até o meu carro, que estava estacionado muito longe. Na minha cabeça, pensei: “Foi muito divertido. Como eu poderia me divertir ainda mais com essa cliente?”
As palavras “o que mais” pareciam cair do céu antes mesmo de eu abrir a porta do meu carro. O que mais? O que mais? Essas três palavras continuaram se repetindo em minha mente. E então me ocorreu. Responder a essa pergunta, O que mais? é a resposta de como eu poderia me divertir mais com a cliente e vê-la com mais frequência.
Então, com cada cliente, pensei “O que vem a seguir?” Para uma cliente, liguei para ela e disse: “Você tem peças novas maravilhosas desde nossa sessão de compras. Você gostaria que eu viesse e integrasse suas novas peças ao seu guarda-roupa existente? Que tal eu te fazer dez novos looks?”. Ela ficou eufórica.
Em outra situação, um cliente estava super preocupada com uma viagem. Pela primeira vez, eu disse: “Você gostaria de minha ajuda para montar o seu guarda-roupa de viagem juntas?” Ela ficou surpresa. “Você faria isso por mim?”. Sim! E agora esse é um serviço que eu ofereço para quase todos os meus clientes.
Para uma cliente, percebi que comprar mais coisas na nova estação não era um bom uso do seu tempo ou do dinheiro. Eu disse: “Sara, parece que em vez de fazer compras você pode se beneficiar se eu vier a cada seis semanas para montar looks com o que você já tem.” Como a cliente do guarda-roupa de viagem, ela disse: Você faria isso por mim? Ela não tinha ideia de que este serviço era algo do qual ela poderia desfrutar. Eu disse: “Sim, eu adoraria.”
Se um cliente se beneficia de uma de suas novas ofertas espontâneas, você pode ter certeza de que os outros também o farão.
Agora existem várias clientes que reservam compromissos mensais comigo com muita antecedência. Nós sempre encontramos maneiras de passar quatro horas juntas uma vez por mês para cuidar de seus guarda-roupas e fazer valer a pena para elas. Desde que comecei a trabalhar com minhas clientes com mais frequência, elas apreciam ainda mais o nosso tempo.
Então, agora atendo menos clientes, mas as clientes que atendo, atendo com mais frequência. É uma maneira eficiente de trabalhar. É preciso muito mais energia para conquistar novos clientes o tempo todo. Eu faço um ótimo trabalho com as que tenho e trabalho mais profundamente com elas. Todo mundo ganha.
Eu nunca vou embora de uma cliente sem antes agendar o próximo encontro e minhas clientes são muito gratas por isso. Elas sabem que estou sempre pensando sobre elas e suas necessidades. É uma manifestação de afeto.

 

Quais são suas fontes de inspiração para o seu trabalho?
Ir as lojas, tocar e sentir tudo é muito inspirador. Embora vejamos as novas tendências à medida que aparecem na passarela, isso não significa que esses itens realmente aparecerão nas lojas dessa maneira. Então, sair e explorar o que realmente está nas lojas é muito útil.
Eu estou sempre folheando revistas e catálogos. Eu sou uma pessoa de papel, então eu amo recortar ideias de revistas. Um dia eu estava lendo uma revista de design de interiores e vi uma ousada combinação de estampas na mesma sala. Quando fui ao armário da minha cliente naquele dia, usei essa inspiração para criar combinações surpreendentes e inesperadas em roupas que ela usaria nas próximas quatro semanas. Ela ficou absolutamente encantada.
Eu me inspiro nos filmes e na TV. Eu me inspiro nos feeds do Instagram das pessoas de todo o mundo. Salvo imagens em um álbum que chamo de ideias que valem a pena, seja para mim ou para clientes.
Acho importante estar aberto ao que está acontecendo na moda para que possamos nos manter atualizados e empolgados e levar esse entusiasmo aos nossos clientes.

 

O que você mais gosta em ser uma consultora de imagem?
Eu amo as incríveis relações que se formam com os clientes e suas famílias. Em muitos casos, trabalhei com o mesmo cliente por mais de 25 anos. Estou pensando agora em uma família em particular. A filha tinha 12 anos quando comecei a trabalhar com a mãe dela. Agora ela tem 38 anos. No verão de 2017, comprei e montei vários looks para ela e toda a família para seu casamento. Eu até fiz o styling de todos para as fotos do casamento naquele dia.
Logo, ela engravidou e eu ajudei a vesti-la para a gravidez e depois novamente para ela voltar ao trabalho alguns meses depois do nascimento do bebê. Nós rimos sobre como seu bebê Owen é meu cliente de terceira geração.
Em relação à mãe dela que me ligou originalmente, comecei a focar em seu guarda-roupa de trabalho. Sue viajava muito pelo trabalho, então eu ajudava a planejar suas roupas de viagem. Então, de repente, um dia, ela desmaiou em casa. Ela teve um aneurisma cerebral. Seus filhos me ligaram enquanto ela estava em cirurgia. Eles estavam pensando no futuro de sua mãe. Ela sobreviveu à cirurgia, mas metade de sua cabeça foi raspada. Seu rosto caiu de um lado e ela perdeu muito peso em apenas duas semanas. Trabalhar comigo foi um ponto brilhante naquele tempo sombrio. Eu a ajudei a parecer mais normal quando ela se curou e realmente voltou ao seu antigo eu, sem o peso. Ela tinha um novo corpo para vestir.
Essa mesma cliente, Sue, que tinha um negócio, aposentou-se por um período e depois se juntou ao marido em seu negócio. Eu estava lá a cada momento. Seu marido morreu há alguns anos, após uma doença curta, mas intensa. Eu trouxe o jantar para a família em uma noite de domingo e mais tarde naquela noite ele faleceu. Eu a vesti para o funeral.
Seu estilo de vida mudou um pouco nos últimos dois anos. Em uma reviravolta inesperada, ela passou por um renascimento pessoal e seu estilo mudou.
Como você pode ver, se dermos o melhor serviço possível aos nossos clientes, pensando no futuro e estando lá para as coisas inesperadas que acontecem, formamos relações profissionais amigáveis e amorosas que duram por toda a vida.
Toda semana eu vou para o trabalho e vejo pessoas que amo. Eu sou paga para usar minha criatividade para fazer produções maravilhosas para elas ou criar ordem em seus armários para que elas possam confiantemente entrar nas atividades de suas vidas. É o melhor!
Nós fazemos essa diferença. Poderia haver uma carreira tão boa quanto essa?

 

Que dicas você daria para consultores de imagem que querem se concentrar em mulheres maduras?
De muitas maneiras, trabalho com a mulher madura da mesma maneira que trabalho com minhas clientes mais jovens. Eu sempre começo com o compromisso de estilo. Eu digo a elas que meu objetivo é ajudá-las a se atualizar: neste dia, neste mês e neste ano. Eu quero ajudá-las a se vestir para quem eles são agora.
Eu ouço suas necessidades, suas dores e seus desejos – grandes e pequenos. Cada momento de uma consulta é focado em trazer soluções para ela.
Ouvir é a ferramenta número um para trabalhar com qualquer cliente e construir um negócio florescente. Essa cliente madura pode se sentir totalmente livre e pronta para fazer suas próprias coisas, ou pode se sentir confusa sobre como se vestir e viver um estilo de vida tão cheio de mudanças.
Seja positivo, tranquilize-a de que ela pode se sentir e parecer ótima, não importa o que aconteça. Com cada pequeno sucesso que você tem com ela, sua confiança aumentará. Você lhe terá dado permissão para aproveitar este capítulo de sua vida, talvez até mais do que em qualquer outro momento de sua vida.
Não hesite em ampliar seu negócio para mulheres dessa idade. Elas são clientes dos sonhos e vão gostar muito da sua orientação. Elas são mais velhas, mais sábias e estão prontas para se divertir mais.
Eu tenho o prazer de estar neste negócio, em tempo integral, por mais de 30 anos. Eu provavelmente amo mais agora do que antes. Eu acredito que todos podem ter a carreira de seus sonhos fazendo as pessoas felizes. Muitos anos foram gastos em experimentos de tentativa e erro até que descobri uma maneira de ser a melhor consultora para minhas clientes. Continue fazendo o excelente trabalho que você faz. Seu compromisso com seus clientes está mudando vidas para melhor. Comemore seus sucessos!


brenda
Brenda Kinsel ama ajudar outros consultores a alcançar seus objetivos. Ela adora tornar o marketing muito mais fácil, escrevendo materiais para consultores usarem em mídias sociais, boletins informativos, blogs, vídeos, webinars e apresentações. O material é enviado todos os meses através do programa Monthly Marketing Bundle. Ela tem um site dedicado a consultores de imagem (www.brendakinseletc.com), onde ela publica artigos, boletins informativos e oportunidades de treinamento

 

Instagram: @brendakinsel
Blog: www.brendakinsel.com

www.facebook.com/brendakinseletc/

www.facebook.com/brendakinselstyle/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta