Confira a entrevista com Presidente da AICI Brasil, Silvia Scigliano:
Como surgiu a ideia de promover diversidade na associação de consultores de imagem?
Além de Consultora de Imagem sou coolhunter e a diversidade é uma macro tendência de comportamento muito importante da atualidade, que ganhou força nos anos 2000 com a internet e redes sociais, que deram voz a todas as pessoas. Com isso, o estilo pessoal virou algo muito importante de ser trazido e trabalhado pelos Consultores com seus clientes. Para a profissão crescer e ser relevante no futuro, precisa estar conectada às tendências de comportamento.
Porque levou tanto tempo para se pensar em diversidade em consultoria de imagem e o que tem motivado essa mudança?
A profissão cresceu muito nos últimos anos no Brasil e vem se democratizando cada vez mais, devido ao aumento do interesse das pessoas pelo autoconhecimento, pela moda com significado, tornando a profissão promissora. A imagem é uma importante estratégia de comunicação não verbal, despertando o interesse de todos nos dias de hoje, independente da classe.
Existe uma cobrança no segmento de consultoria para que ela seja inclusiva? Como a associação vê essa questão?
Sim, como em todas as áreas, pois faz parte do espírito do nosso tempo. É um dever importante da atualidade para todos nós, como profissionais empreendedores, assim como as organizações: sermos mais inclusivos.
O que a associação tem feito para mudar essa realidade?
Criamos o Comitê da Diversidade no inicio dessa gestão do conselho atual, em julho de 2020. Faz parte dele alguns membros do conselho de diretores que simpatizam com esse tema, assim como membros da AICI que representam algum tipo de diversidade, pois consideramos importante termos e ouvirmos do lugar de fala.
Qual o objetivo do comitê de diversidade e quais ações têm sido adotadas?
Depois de várias reuniões com membros e não membros especialistas e conhecedores do tema, com o objetivo de traçar um plano para trazer mais diversidade para AICI Brasil, tivemos as seguintes conclusões:
- trazermos mais representatividade e diversidade nos palestrantes e nos temas dos eventos
- colocar mais diversidade na comunicação e redes sociais
- evitaremos palavras em inglês na comunicação, redes sociais e etc.
- todos os espaços de eventos presenciais daqui pra frente devem ter acessibilidade
- estamos sugerindo para todos palestrantes que tenham a preocupação em incluir diversidade nas imagens nas palestras
- estabelecemos o mês de setembro como o mês da diversidade: chamamos membros para escrever um artigo sobre a diversidade da Consultoria de Imagem
- tivemos palestra com Michele Simões do “Meu Corpo é Real”, sobre moda e inclusão na Consultoria de Imagem
- teremos tradução em libras nos eventos como o Vozes AICI Brasil
- faremos a pesquisa com os membros sobre o assunto
- criamos as vagas sociais para pessoas de baixa renda participarem dos eventos sem custo
- para a equipe o lema é: estamos vivendo um momento de transformações na sociedade, é preciso sempre ter muita calma, empatia e respeito
Para o futuro temos alguns planos também como parceira com projetos sociais para ajudar minorias, além de outros projetos. Desse movimento todo demonstrou interesse do Board Internacional da AICI Global, e algumas reuniões têm sido feitas para planejamento de uma ação global.
Uma resposta
Olá, gostaria desconhecer mais sobre esta diversidade ok !