Entrevista com Hildeberto Martínez

No mês de novembro comemora-se o Dia Internacional do Consultor de Imagem. Por este motivo, entrevistamos Hildeberto Martínez, Consultor de Imagem do México que idealizou, junto com Manolo Trujillo, este dia comemorativo. Já colocou na sua agenda o nosso evento do dia 23? As informações foram enviadas para seu e-mail (exclusivo para associados!). Não perca!

Veja a entrevista, na íntegra, abaixo.


AICI: Você sempre foi consultor de imagem?


Hildeberto: Não, originalmente sou arquiteto e formado com licenciatura em artes. Tive, também, uma agência de publicidade. Sempre fui apaixonado por assuntos relacionados à criatividade. Há 18 anos atrás conheci a consultoria de imagem e adorei! Para mim foi muito fácil me aventurar nesta área devido à minha habilidade e conhecimentos dos princípios e dos elementos do design.


AICI: Em quais áreas você atua na consultoria de imagem?


Hildeberto: Tenho uma empresa de imagem e de alfaiataria chamada “Dandy Makers”, então hoje faço muita consultoria de imagem masculina. Além disso, trabalho com candidatos políticos. Sou apaixonado por análise de coloração pessoal e dou treinamentos avançados para consultores de imagem. Sou membro da Universidad Valle Continental no México e possuímos graduação e pós-graduação em consultoria de imagem. Fomos pioneiros no México há 15 anos.


AICI: Conte-nos sobre a ideia da criação do Dia do Consultor de Imagem!


Hildeberto: A ideia de ter o Dia do Consultor de Imagem foi uma sugestão do meu amigo e colega, Manolo Trujillo, que foi o VP Educação quando fui presidente do capítulo da Cidade do México (de 2012 a 2014). Começamos a comemorar o dia no México e minha tarefa foi administrar e garantir que a data comemorativa fosse celebrada internacionalmente.


AICI: Como foi o dia da criação do consultor de imagem?


Hildeberto: Após negociações com a AICI e a promoção da celebração por meio de vários eventos, tivemos a cerimônia de proclamação oficial do Dia Internacional do Consultor de Imagem, durante a Conferência anual da AICI em Glendale, Arizona (Estados Unidos).


AICI: Há quantos anos o dia foi criado?


Hildeberto: Há 7 anos. Em 2013 assinamos a Proclamação Internacional. Hoje, esta data comemorativa pode ser encontrada no livro “Chase’s Calendar of Events” de Rowman & Littlefield, uma publicação americana importante que reúne as datas e comemorações mais importantes da esfera cívica e histórica em todo o mundo. Após esse ano, celebramos todo dia 23 de novembro!  


AICI: Você acha que isso nos uniu como profissionais da mesma área?


Hildeberto: Com certeza!


AICI: Como a criação do Dia do Consultor de Imagem o impactou?


Hildeberto: Antes de 2013 muitos consultores de imagem me perguntavam se teríamos um dia para comemorar – e não tínhamos. Muitos até se parabenizavam no dia do Designer Gráfico, mas agora temos nosso dia. Ter este dia internacional confere uma grande identidade à nossa profissão e nos dá um motivo para celebrar nossos sucessos com amigos e com colegas.


AICI: Como este dia impactou os profissionais e a sociedade no geral?


Hildeberto: Além dos benefícios que mencionei, posso dizer que esta data importante nos traz presença e visibilidade perante a sociedade, já que nossa profissão ainda é jovem e merece se consolidar assim como tantas outras profissões, como engenharias e licenciaturas. Esse é meu sonho pessoal!

Amigos e colegas brasileiros: Feliz Dia do Consultor de Imagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta