Imagem profissional masculina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Quando falamos de imagem pessoal a maioria das pessoas imagina que estamos nos referindo à aparência ou roupa. Mas acredite, não é bem por aí.

O conceito de imagem vai muito além da roupa que vestimos, dos nossos traços faciais, cor de pele ou cabelo, se vive usando moda ou roupas de marca. Ele é gerado a partir do que é percebido sobre nós através da nossa aparência, cuidados pessoais, comportamento e atitude. Se essa comunicação agrada, vai gerar aproximação, do contrário, afastamento. Funciona assim: se no primeiro momento emitimos sensações positivas sobre nós, temos como resposta uma abertura maior, um interesse  por parte do outro. Caso essas sensações sejam negativas, você terá construído à sua frente uma barreira de comunicação que pode impedir que o outro o ouça. Dessa forma, você precisará de muito mais esforço para melhorar esse relacionamento e colocar em prática os seus projetos.


O QUE É IMAGEM PROFISSIONAL

A imagem profissional é o resultado da percepção da sua aparência profissional, seu comportamento pessoal e a sua eficácia de comunicação no ambiente profissional, e isso acontece antes que o seu nível de competência ou desempenho seja avaliado. 

Uma imagem profissional mal resolvida afeta o seu desempenho e sua autoconfiança. Aproveite para se destacar positivamente através da sua imagem profissional.


QUEM SOU, O QUE FAÇO, COM QUEM VOU ESTAR, AONDE, FAZENDO O QUÊ E O QUE QUERO ALCANÇAR

Através dos nossos sentidos damos significado a algo. A imagem funciona como um estímulo para os nossos sentidos. Estes, por sua vez, acessam nossas memórias (nosso repertório de vida, nosso contexto, nossos valores) e nos levam a um sentimento. É a partir desse sentimento, que qualificamos o nosso pensamento, geramos uma opinião e damos uma identidade a algo ou alguém. Acredite, tudo isso acontece em instantes! É o nosso instinto de sobrevivência agindo.

Conheça a si mesmo, avalie seu comportamento e aja com intenção para que os seus resultados sejam positivos para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.


IMAGEM PROFISSIONAL CONTEMPORÂNEA

A imagem profissional masculina se tornou menos engessada nesse momento pandemia/pós pandemia, mas a necessidade de transmitir profissionalismo nunca deve ser deixada de lado e conhecer seu estilo ajuda, e muito, a transmitir uma imagem atualizada que reflete sua personalidade, que esteja de acordo com o seu contexto diário. Assim, isso mostra que você está conectado com o presente. Conhecer seu estilo, além de melhorar a sua relação consigo mesmo e com os outros, traz à tona a sua individualidade, as suas forças intrínsecas e te diferencia dos demais.

O mundo dos negócios ainda é mais conservador do que liberal no que diz respeito ao profissionalismo, mas mesmo assim, nos dias de hoje as expressões de subjetividade são bastante valorizadas e ajuda a aproximar e diferenciar as pessoas. Valorize sua individualidade, conheça suas forças percebidas e use isso como instrumento favorável para sua imagem profissional.

A imagem é dinâmica, portanto, pode ser controlada para ser adequada ao contexto. 


A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM PROFISSIONAL

Não é achismo dizer que a imagem chega e convence primeiro, ela é uma poderosa coluna de sustentação da sua fala e tem a ver com a sua capacidade de se relacionar consigo mesmo e com as outras pessoas. Por isso, a necessidade de gerenciá-la é inquestionável. 

Não é sobre ser bonito ou feio, até porque a beleza é subjetiva. É sobre gerar uma consistência entre sua identidade e o que se deseja projetar. É sobre fazer boa escolhas para a sua própria trajetória de vida.

Percepções como nível de sofisticação, inteligência, profissionalismo e credibilidade são formadas a partir da sua aparência profissional. Considere isso como um fator importante de comunicação sobre o seu conhecimento e a sua competência para desempenhar o seu papel profissional.

A sua aparência profissional pode não compensar o mau desempenho, mas aumenta a sua autoconfiança e pode abrir caminhos na construção de relacionamentos, para projetos de equipe, seleção para apresentações, inclusão em ambientes sociais com clientes ou superiores… no futuro tudo isso pode fazer uma grande diferença para o seu currículo.


Linguagem visual globalizada

Estamos no século 21, num mundo globalizado e com informação na palma da mão. A linguagem visual é universal e podemos nos comunicar visualmente, trabalhar e fazer negócios com pessoas e empresas em qualquer lugar do mundo e, por isso, alinhar a sua imagem profissional com os seus objetivos te leva a alcançar vantagem competitiva no mercado. 

Quando você se dá importância, você encanta e os outros entendem que você tem coisas importantes a dizer, que os seus produtos ou serviços são levados a sério, que o seu desempenho é elevado, que você tem controle sobre o ambiente e isso gera um clima de confiança e positividade, aumenta o seu valor percebido e faz você querer ser ouvido.

Estamos na era da experiência, use da inteligência social para ativar o emocional antes do racional. Você faz isso quando mostra que é muito mais que um currículo, quando usa a sua imagem profissional para aumentar o seu valor percebido, pois dessa forma você cria ótimas expectativas a seu respeito emitindo sensações visuais que geram impacto positivo sobre sua capacidade profissional.

Todos nós temos expectativas sobre o profissional. Quando vamos ao médico, queremos encontrar alguém que se parece com um médico e não com um açougueiro, por exemplo. Quando vamos comprar um tênis, não esperamos  um vendedor usando terno e gravata. Se vamos ao dentista não esperamos que ele tenha mau hálito, mas se vamos procurar um advogado para nos defender de uma causa, esperamos inconscientemente, além de competência, que ele transmita mensagens visuais de força, equilíbrio e determinação através da sua imagem.

Quando há coerência nos estímulos emitidos por nossa imagem, confirmamos ser aquilo que dizemos que somos e isso gera impressões positivas, empatia, maior segurança e credibilidade, aumenta  valor percebido e isso resulta em lucro, bons relacionamentos, indicações, ofertas de trabalho, promoções e muito mais. Já pensou no quanto isso é maravilhoso?!


COMO DESENVOLVER UMA IMAGEM PROFISSIONAL MASCULINA

A autoconfiança é significativa nesse processo e além disso você ganha respeito e admiração da pessoas, aumenta o seu networking, o seu valor percebido e vantagem competitiva no mercado.

Para auxiliar no desenvolvimento de uma imagem profissional bem resolvida você pode ler livros sobre o assunto, conhecer seu estilo pessoal, conhecer o dress code (código de vestimenta)  do seu ambiente profissional, buscar informações com o RH da sua empresa, participar de treinamentos, aceitar feedback de amigos, chefes ou colegas de profissão e ainda buscar um consultor de imagem para te ajudar.


Conselhos da consultoria de imagem que elevam a percepção sobre a  imagem profissional masculina 

Aumentar o seu valor percebido e autoconfiança contam muito na sua vantagem competitiva, então aqui vão alguns conselhos:


  1. O dress code pode não ser implícito, mas uma imagem coerente é algo esperado de um bom profissional. O dress code é uma orientação e é feito para facilitar e não complicar, entenda isso. Se você não tiver conhecimento dele, use do bom senso e da observação. Entenda o grau de formalidade do seu ambiente de trabalho ou de onde você será recebido e quem são seus clientes, faça os devidos ajustes na sua imagem e se adeque sem deixar de lado  a sua personalidade.
  2. O maior pecado do estilo masculino é usar calças sem fazer a barra. Para não passar a imagem de desleixado,  busque um alfaiate ou costureira.
  3. Uma boa imagem profissional começa pelo conhecimento da sua silhueta, pois isso o ajudará a vestir-se adequadamente e aumentar a sua presença profissional. 
  4. O colarinho é a parte mais importante da camisa. Ele  deve manter sua estrutura, estar livre de manchas e puídos e ainda ter a medida do seu pescoço tanto em tamanho quanto em proporção e escala. Nunca esqueça desses detalhes mesmo que esteja usando uma polo.
  5. Uma camisa branca ou clarinha comunica autoridade, mas para isso ela precisa estar limpa, passada e sem faltar botões. Escolha as de algodão. As de linho são perfeitas para usar na praia.
  6. As camisas com padrão (listras, xadrez, quadriculada) comunicam acessibilidade e quanto mais cor possuem, mais informais elas são. Ficam ótimas em ambiente casual.
  7. A camisa com botões nos punhos comunicam mais acessibilidade, enquanto as com abotoadura, mais formalidade e autoridade.
  8. Se o seu estilo prefere meias coloridas e estampadas, estas devem estar em perfeitas condições, pois sempre chamam atenção.
  9. Desenvolva suas habilidades de etiqueta e ética, elas são sempre úteis e favoráveis.
  10. No ambiente formal combine cor do sapato com a cor do cinto e estes devem estar sem desgastes. No informal isso fica mais flexível.
  11. Mantenha o corte dos cabelos e barba em dia, se esse for o seu caso e não deixe de lado a higiene pessoal.
  12. O seu cheiro não deve invadir o espaço do outro, nem aqui, nem na China. Nem perfume demais, nem desodorante de menos. Prefira desodorante sem cheiro caso use perfume e prefira os perfumes mais suaves e frescos.
  13. Caso você carregue vários objetos ao mesmo tempo, use uma pasta ao invés dos bolsos. Quanto mais poder um homem tem, menos coisas ele carrega.
  14. Sorriso e respeito são ótimas estratégias para gerar empatia. Cuide dos dentes e do hálito.
  15. Nunca subestime o poder da sua imagem profissional. Ela é fundamental para construir uma carreira de sucesso.
  16. Seu comportamento pessoal também transmite mensagens sobre o seu comportamento profissional.
  17. Seja cortês e respeite as diversidades das pessoas.
  18. A sua comunicação não verbal (postura, gestos faciais, cuidados pessoais, pontualidade…) somam pontos na sua imagem profissional.

 “Primeiro diga a si mesmo o que você seria; então faça o que você tem que fazer”

Epicteto

Este artigo foi escrito por Neuzi Carreiro (Curitiba/PR)

Neuzi Carreiro é consultora de imagem masculina e feminina, membro da AICI – Associação Internacional de Consultores de Imagem e, atualmente, líder do Núcleo Paraná AICI. Ajuda pessoas a elevarem o seu valor percebido projetando uma imagem de forma inteligente, dinâmica e evolutiva tanto no seu contexto pessoal, como profissional.


Leia outros artigos sobre imagem masculina, nos conteúdos da AICI Brasil:

O despertar dos homens para a sua Imagem Pessoal

O novo homem brasileiro se cuida e tem estilo

O blazer e seu poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta