Voluntariado social na AICI Brasil: fevereiro

Dando continuidade à nossa parceria com a Liga Solidária, o Comitê de Voluntariado da AICI Brasil fez mais ações de treinamento com os jovens no dia 10 de março. Foram várias turmas contempladas dessa vez, em três turnos: manhã, tarde e noite.

 A Liga Solidária, fundada em 1923 como Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos. A Liga atua nos eixos de Educação de Qualidade, Inclusão Produtiva, Vínculos Comunitários e Envelhecimento Ativo, cujos programas beneficiam cerca de 13 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade, na capital paulista.

O sucesso da palestra sobre Imagem e Comportamento Profissional, realizada em 2021, foi tanto, que Consultoras associadas à AICI fizeram outra rodada, no dia 10 de março, expandindo o alcance para os jovens assistidos pela Liga Solidária, na  área de qualificação profissional. Eles puderam se beneficiar dos nossos conhecimentos para desenvolver a habilidade de se comunicar por meio da sua imagem pessoal. Isto sem dúvida os ajudará a se destacar na busca por uma vaga no mercado de trabalho e manter a oportunidade conquistada.

Time de Consultoras Voluntárias da AICI, (Fê Luchesi – vice presidente AICI Brasil, Lu Sampaio, Cris Reis, Juliana Maksoud e Renata Falcão) que conduziram as Oficinas.

No dia 10/03, o foco foi no público jovem, oferecemos palestras presenciais pela manhã e à tarde, além de palestra virtual à noite, para que nenhum interessado perdesse a oportunidade de se desenvolver. Apresentamos nossa palestra de Imagem Profissional e Credibilidade e mostramos como podem, através da aparência, comportamento e comunicação, ter melhor desempenho nas entrevistas e relações de trabalho.

As Oficinas contaram com grande número de jovens, ávidos para desenvolver habilidades e conhecimentos que os ajudarão a ter melhor desempenho nas entrevistas de emprego e a conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

Aprenderam e tiraram dúvidas sobre como alinhar sua apresentação, comportamento e comunicação aos ambientes em que tiverem que atuar. Isso tudo sem precisar deixar de lado seu estilo, mas sim aprendendo a conciliar seu jeito único de ser ao que é buscado e valorizado no mercado de trabalho, conforme as especificidades de cada área de atuação.

Os jovens participaram de Oficinas conduzidas simultaneamente pelas consultoras Cris Reis, Renata Falcão, Fê Luchesi, Juliana Maksoud e Lu Sampaio. Foram utilizados diferentes recursos visuais para levar o nosso conhecimento, visando despertar e conectar o interesse dos alunos.

As consultoras voluntárias conscientizaram os jovens presentes da importância de dar atenção e cuidar da imagem pessoal e profissional, para conquistar o emprego e conseguir mantê-lo. A imagem é um cartão de visitas e também uma ferramenta, por meio da qual passa-se impressões nos contatos profissionais. Importante o esforço habitual e consistente nesse sentido para se conquistar uma imagem positiva e a tão desejada credibilidade.

A AICI ficou muito satisfeita com a ação e com os feedbacks recebidos. Os depoimentos dos participantes revelam que eles perceberam como a imagem pessoal de um candidato pode despertar o interesse do entrevistador sobre ele, fazendo com que tenha maior chance de conquistar a vaga de emprego. Perceberam também que as Formas de se vestir, de se comportar e comunicar  alinhadas aos ambientes específicos é importante para todos os contatos profissionais, pois funciona como um cartão de visitas do funcionário e da empresa.

Eles aprenderam que para se vestir adequadamente ao ambiente de trabalho não precisam abrir mão da sua personalidade, é possível respeitar seu estilo pessoal e ainda estar adequado ao ambiente profissional em que pretendem atuar.

Vejam os depoimentos dos participantes das Oficinas, com nossos destaques:

“Gostei da palestra pois não sabia como deveria me vestir para uma entrevista de emprego, e me comportar, postura e etc.”.

João Felipe

“Gostei muito da sua palestra, pois nela você falou algumas formas de agir em lugares específicos que me ajudaram em momentos de entrevistas/encontro”.

Júlia Anjos

“A palestra para mim foi muito importante, pois aprendi como me comportar numa entrevista, em que roupa vestir. A imagem é nosso cartão de visita, passa muita coisa tanto para o cliente quanto para a empresa. Você foi muito simpática e conseguiu passar com clareza as informações. Vou levar essas dicas tanto para o profissional como para o pessoal. Agradeço a visita, te espero mais vezes”.

Célia Sales

“Eu gostei muito da palestra, agora sei controlar melhor meus hábitos e gestos durante qualquer situação, algo que serve tanto para o ambiente de trabalho e o mundo fora do trabalho, parabéns pela palestra excelente trabalho”.

Luiz Gustavo Lima

“Gostei muito sobre apalestra, tirou algumas das dúvidas que eu tinha, sobre como devo me vestir para uma entrevista de emprego, ou em qualquer outra ocasião, achei interessante, achei o assunto das roupas, mas confesso fiquei com um pouco de sono”. Alia Matias“As turmas gostaram muito da palestra e comentaram que acharam super proveitosa. Além de que aprovaram a diversidade apresentada nos recursos visuais.”

Profª. Rebeca Damasceno

É gratificante para nós Consultores da AICI Brasil colocarmos nosso conhecimento à disposição daqueles que mais precisam, principalmente diante de um mercado de trabalho altamente competitivo, em que as condições de acesso para os mais vulneráveis economicamente são desfavoráveis. Dividir com esses jovens e adultos o nosso conhecimento sobre como se comunicar bem por meio da imagem pessoal pode ajudá-los a ter um diferencial para conquistar um emprego e obter uma renda que permitirá o seu sustento, sendo um dos pilares para a estabilidade e segurança de suas famílias.

Caso tenha uma instituição que desenvolva algum projeto social que possa se beneficiar do conhecimento dos consultores da AICI, contate nossa Vice-presidente Fê Luchesi (gestão 2020-2022), pelo e-mail vice-presidente@aicibrasil.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta