Celebração: 10 anos de AICI Brasil

Em 2020 a AICI Brasil completou 10 anos de fundação e estamos muito felizes pelo desenvolvimento da associação. Em comemoração a esta data tão importante, entrevistamos a idealizadora e as ex-presidentes da AICI Brasil (2010-2020) para contarem sobre as conquistas e os desafios superados nesse período.


Para celebrarmos juntos, ao longo do mês de fevereiro realizaremos lives no instagram da AICI Brasil com as nossas entrevistadas. Além disso, faremos um evento de celebração no dia 23/2 às 19h, exclusivo para associados, para brindarmos com a presença da presidente da AICI Global Ferial Youakim, onde também teremos o lançamento da nova logomarca da associação e um conteúdo riquíssimo sobre Marca Pessoal com Rafael Bretas.


 


Leia as entrevistas na íntegra, abaixo!


Ilana Berenholc – idealizadora

Profissional da área de comunicação formada pela ECA (USP) com Pós Graduação em Personal Branding (Blanquerna). Desde 1994, estou à frente da Ilana Berenholc Presença Executiva. Adoro explorar a singularidade e a individualidade que tornam uma pessoa diferente das demais. As perguntas “E se?” e “E o que mais?” sempre me guiam. Sou fascinada por novos conceitos e idéias, o que me levou a criar os métodos STYLE.INT e ID.INT em 2015.



1- Conte um pouco sobre sua experiência como idealizadora da AICI para o Brasil


Acho que me tornei membro da AICI há uns 20 anos. Nesta época, havia poucos consultores de imagem e quase nenhum era membro da AICI. Eu sempre frequentei as conferências internacionais e éramos sempre 3 representando o Brasil: Silvana Bianchini, Patricia Dalpra e eu. Nelas, eu via a força do networking – sempre considerei este o maior benefício de ser membro. E, também, aprendia muito sobre como trazer profissionalismo para a profissão.


Quando o número de consultores de imagem no Brasil começou a se tornar mais significativo, senti que era a hora de criar um Chapter Brasil. Criamos um time e organizamos uma reunião para apresentar a AICI, que foi muito bem sucedida. Com isso, conseguimos o número mínimo de membros exigidos na época para criarmos o Chapter.


2- Qual foi o maior desafio nesse período?


Foram dois os principais:

1) Foi a própria AICI que nos colocou mil condições para a criação do Chapter.

2) Na época, ninguém sabia ou entendia o que era a Associação. Foi um trabalho de formiguinha educar os profissionais sobre a importância de nos unirmos.


3- Qual sua maior conquista?


Ver que a AICI se estabeleceu com força no Brasil. E também ter sido a primeira brasileira convidada para ser parte do Board Internacional como VP International Relations entre 2010 e 2012.


4- Por que a AICI foi importante na sua carreira?


Quando comecei, não tinha modelos a seguir no Brasil. As participações nas conferências internacionais me puseram em contato com pessoas que atuava de forma extremamente profissional e nas quais me espelhei. Mas, sem dúvidas, o maios ganho foi a rede de contatos internacional que criei e, hoje, tenho amigos ao redor do mundo.


5- Estamos completando 10 anos de existência da AICI no Brasil. Como você vê nossa profissão nos próximos 10 anos?


Eu insisto no que é o propósito da AICI: Profissionalismo, Educação (de qualidade) e Excelência. É fundamental elevar o nível do que estamos oferecendo ao mercado e de como nos posicionamos. Acredito que necessitamos de um rebranding como categoria para aumentar a percepção de valor da profissão. Sem isso e com o crescimento da AI (inteligência artificial), muitos profissionais podem ser negativamente afetados.



Silvana Bianchini – 2010 – 2012

Silvana Bianchini, Diretora e fundadora da Dresscode, empresa líder em Consultoria de
Imagem no Brasil, atua neste mercado desde 1995. Acredita na marca pessoal como
ferramenta de sucesso. Ajuda pessoas e empresas a atingirem resultados únicos de
autenticidade, credibilidade e autoconfiança.


Sobre  o período quando presidente da AICI:


1- Conte um pouco sobre sua experiência como presidente da AICI Brasil de 2010 a 2012. 


Fui a primeira presidente da AICI no Brasil, realmente tudo era novidade, quais formatos de eventos que funcionariam, toda parte burocrática tomou muito tempo e a conquista dos associados.


Outra questão que enfrentamos foi a falta de consciência dos membros do papel de uma associação, havia muita confusão do papel de uma associação em prol de uma profissão não regulamentada.


O que facilitou muito a abertura do Chapter Brazil foi o tempo de associada que tinha, sou membro da AICI Intl desde 1999, portanto quando preside a AICI Brasil já era associada há 10 anos e ja tinha participados de vários congressos e workshops e pude trazer para o Brasil os pontos positivos das experiências vividas lá fora.


2- Qual  foi o maior desafio da sua gestão ? 


Organizar e preparar o mercado de consultoria de imagem para crescer, Conscientizar os clientes de que é a consultoria não era para quem tem mal gosto ou cafona, falar para o varejo que éramos seus aliados, que nao era um trabalho a ser feitos apenas por celebridades, mas para todos.


3- Qual sua maior conquista do período no período que presidiu a AICI?


Transformar um chapter de 15 associados em um dos maiores chapter do mundo, com 100 associados.


4- Por  que a AICI foi importante na sua carreira ?


Foi através da AICI que conheci melhor o mercado de consultoria, me atualizei através dos workshops e congressos internacionais e por ser uma profissão solitária pude sempre trocar ideias e experiencias com outras profissionais da área.


5- Estamos completando 10 anos de existência da AICI no Brasil. Como você vê nossa profissão nos próximos 10 anos?


Já estou há 20 anos no mercado e espero estar por mais 20, já não podemos chamar de uma profissão emergente e sim consolidada. Acredito que nos próximos 10 anos nossa profissão ficará mais nichada, como já vem acontecendo. Especialistas em: cor, em branding, em formadores, em visagismo e assim por diante. A comunicação e a expressão devem ser nossa bandeira para o futuro.



Roberta Tomazini – 2012 – 2014

Roberta conheceu a consultoria de imagem há pelo menos18 anos, quando ainda dava os primeiros passos como advogada. Estudou e treinou com as melhores profissionais brasileiras da área, como Ilana Berenholc e Silvana Bianchini e passou a orientar homens e mulheres em como alinhar com êxito visual, comportamento, conteúdo, valores e propósitos. Participou ativamente da criação da AICI Brasil, da qual foi presidente de 2012 a 2014. Recentemente, voltou a atuar como advogada especialista em na área de Sucessões.


“Assumir a presidência da AICI Brasil-gestão 2012/2014 foi uma grande honra para mim e o desdobramento natural de um trabalho dedicado e colaborativo, que começou muito antes do Chapter Brasil se tornar oficial em 2010. Não posso deixar de enaltecer e agradecer a minha saudosa equipe, sempre entusiasmada e cheia de projetos.


Foram muitos os desafios, mas inúmeras e notáveis as conquistas, sempre com o foco em tornar a associação sólida, atrativa e viável a longo prazo. Como uma planta, havíamos lançado as sementes, que criaram raízes. Era hora da rega e adubação para vê-la crescer forte – florescendo e frutificando. E foi o que aconteceu!


Acredito que o timing foi perfeito. O nascimento do Chapter Brasil atendeu à época aos anseios de muitos profissionais da área por suporte, networking, conhecimento, atualização de mercado, credibilidade, visibilidade e reconhecimento da profissão de consultor de imagem, então ainda pouco compreendida e explorada no Brasil.


Foram muitas ações entre eventos educativos, técnicos, culturais e de confraternização, ainda com poucos recursos, mas muito foco, vontade e parcerias que deixaram saudades e enorme gratidão. Um marco foi a instituição do dia 23 de novembro como o “Dia do Consultor de Imagem” e a celebração, pela primeira vez em 2013, com um ciclo de palestras.


Daqui para frente, às voltas com um mundo pandêmico e pós-pandêmico – sem data para acabar e demandante de transformações inadiáveis – penso que, como de muitas outras, o futuro da profissão passe por adaptações a novos hábitos e necessidades, revisões de comportamento e expectativas, e novos olhares sobre as pessoas e o consumo, oxalá mais significativos e sustentáveis.”



Valéria Oliveira – 2014 – 2016

Sou owner na Comunicação Estratégica da Imagem Profissional. Formada em consultoria de imagem por profissionais renomados do Brasil e dos Estados Unidos.  Como resultado dessa trajetória trago uma metodologia de trabalho para que homens e mulheres possam se comunicar com o mundo, alinhando sua imagem a seus propósitos, formatada em atendimentos individuais, aulas,  palestras e workshops


Sobre o período quando presidente da AICI:


1. Conte um pouco sobre sua experiência como presidente da AICI Brasil, de 2014 a 2016.


Se eu pudesse usar uma expressão para definir minha experiência nos dois anos em que estive presidente, eu diria: apaixonadamente desafiadora! Sim. O conceito de associação ainda era muito novo para a profissão, e o desejo de que a AICI pudesse ser um norte era cada vez maior e mais necessário. A AICI Brasil completava quatro anos, com duas gestões muito bem trabalhadas para que toda a base de credibilidade fosse inquestionável. Era hora de aumentar a visibilidade sem perder os valores alicerçados pelas gestões anteriores. Acredito que assim o fizemos!


2. Qual foi o maior desafio em sua gestão?


Criar uma agenda de eventos com mais visibilidade e credibilidade mesmo não tendo estrutura financeira para isso. Nesse momento, a participação dos membros da diretoria e da nossa secretária foi louvável, e o networking de cada uma contou muito para que tivéssemos as parcerias necessárias.


3. Qual sua maior conquista no período em que presidiu a AICI?


Ter mantido uma agenda de eventos em número e formato acima dos estabelecidos pela AICI Internacional. Nesta gestão, conseguimos criar uma estratégia para atrair mais associados: eventos exclusivos, eventos gratuitos ou com valores diferenciados para os associados.


Os temas das palestras e workshops eram escolhidos pensando sempre em levar aos participantes ferramentas para o fortalecimento profissional, não somente no âmbito técnico, mas, principalmente, humano, do relacionamento interpessoal, base do nosso trabalho.


4. Por que a AICI foi importante na sua carreira?


Acredito que nunca terei a dimensão total desta importância, mas posso garantir que o entendimento de pertencimento foi a maior contribuição. Foi na primeira participação na Conferência Anual Internacional, em Orlando- USA, em 2011, que entendi que eu fazia parte de um todo imenso e de uma diversidade ímpar cuja ética e cujos valores reverberavam, igualmente, nas mais diversas línguas. Depois, atuando, mais fortemente, para manter esta chama acesa, trabalhei na diretoria da AUCI Brasil, onde fiquei por sete anos, vivi o exercício de encorajar o profissionalismo, a busca pela excelência. Este movimento redesenhou meu olhar para meus serviços dentro da profissão. Posso dizer que ter trabalhado por tantos anos como tão próxima dos consultores de imagem foi uma grande inspiração para me tornar mentora.


5. Estamos comemorando 10 anos de existência da AICI no Brasil. Como você vê nossa profissão, nos próximos 10 anos?


Temos um papel muito importante a desempenhar em nossa sociedade. Nossa profissão trabalha a comunicação do indivíduo ou de instituições com o mundo. Com tantas mudanças pelas quais o mundo vem passando, ter profissionais que sejam capazes de realinhar o conceito de imagem para que o sucesso pessoal e profissional possa ser comunicado de modo substancial será mesmo imprescindível.


É preciso, porém, conter essa ideia equivocada de que a formação do profissional de consultoria é algo rápido, e que o retorno financeiro é certo. Toda formação profissional deve respeitar um processo, e empreender demanda muita responsabilidade, inclusive ética. Que a AICI possa continuar de mãos dadas com os profissionais nessa trajetória.



LUCIANA ULRICH – 2016 – 2018

Consultoria de imagem pessoal e corporativa com foco em coloração pessoal. Ministra cursos de coloração pessoal e desenvolve material para testes de cor. Coordena um programa de Mentoria e Gestão de Carreira pela Studio Immagine, que hoje é referência nacional e internacional em coloração pessoal.


1 – Conte um pouco sobre sua experiência como presidente da AICI Brasil de 2016 a 2018. 


Foi uma experiência única. Foi super especial trabalhar como presidente desta que tem a credibilidade de ser a maior associação no mercado de consultoria de imagem. Além disso, estive à frente da AICI em um período de estruturação do mercado, afinal, o Brasil é um dos países em que a profissão mais cresce. É fundamental mostrar que o trabalho acontece com uma preocupação ética e de maneira ordenada. E a associação tem esse papel.


2- Qual foi o maior desafio da sua gestão?


O maior desafio da minha gestão foi divulgar o trabalho da associação entre os consultores de imagem para que a gente pudesse atingir outros estados fora de São Paulo. Promovendo eventos e produzindo conteúdo de qualidade, expandimos a atuação da AICI e democratizamos o acesso à associação.


3- Qual sua maior conquista no período em que presidiu a AICI?


A AICI Brasil virou o maior capítulo do mundo! Tenho muito orgulho disso e fiquei muito feliz por ter cumprido o objetivo na época: atingir mais pessoas e fomentar o mercado.


4- Por que a AICI foi importante na sua carreira?


Fiz um networking incrível com profissionais de consultoria de imagem do mundo inteiro e isso me trouxe uma noção que a nossa atuação depende da cultura de cada país. Compartilhando diferentes visões fui vendo a profissão crescer e isso foi muito importante para mim.


5- Estamos completando 10 anos de existência da AICI no Brasil. Como você vê nossa profissão nos próximos 10 anos?


Nesses primeiros 10 anos a profissão foi ficando conhecida e vejo que agora é a vez das especializações. Com isso, a profissão vai crescendo de uma maneira estruturada e ética. Só vejo coisas boas para esse futuro próximo.



RACHEL JORDAN – 2018 – 2020

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas, profissionais liberais e pessoas interessadas em melhorar sua imagem pessoal e profissional, que procuram se reposicionar na carreira ou se colocar de maneira mais apropriada nas diferentes situações do cotidiano


Sobre  o período quando presidente da AICI:


1- Conte um pouco sobre sua experiência como presidente da AICI Brasil de 2018 a 2020.


Foi uma experiência incrível e de muitos aprendizados. 

Eu já vinha participando do Board da Aici Brasil desde 2014 quando tive a oportunidade de trabalhar como secretária e VP membership (cargo acumulado) na gestão da Valéria Oliveira e depois como Vice-Presidente na gestão da Luciana Ulrich. Mesmo depois de tantos anos e já conhecendo os trâmites e responsabilidades gerais a presidência com certeza ensina muito mais. Um compromisso de obrigações perante a associação nacional e internacional então um cargo duplo rsrs. A possibilidade de estar a frente, no momento, do maior chapter com certeza agrega valor e ensinamento a vida profissional. Mesmo sendo um cargo voluntário foram dois anos de muito trabalho e de dedicação quase que  100% a AICI Brasil, ao board da AICI e aos membros. 


2- Qual  foi o maior desafio da sua gestão?


Meu maior desafio foi manter o crescimento do capítulo, com o status de maior do mundo, em meio a alta do dólar. Outro desgaste grande foi contornar desavenças que ocorreram com o crescimento da profissão. O que é natural.


3- Qual sua maior conquista do período no período que presidiu a AICI?


Foram muitas, rsrs. Primeira Conferência Latino Americana realizada no Brasil com o apoio dos capítulos do Chile e Argentina, foi um sucesso, assim como o primeiro evento do Vozes AICI Brasil e o 7 Seminário Internacional de Consultoria de Imagem, o primeiro totalmente online e com recorde de público. Foram marcos que já viraram parte dos calendários. Outra grande conquista foi o crescimento dos City Circles e o crescimento de associados certificados. 


4- Por  que a AICI foi importante na sua carreira?


Tive oportunidade de conhecer profissionais incríveis, fortalecer parcerias, adquirir e atualizar conhecimento, conhecer profissionais de outros países e participar de eventos internacionais. Foi incrível. Um marco na minha carreira.


5- Estamos completando 10 anos de existência da AICI no Brasil. Como você vê nossa profissão nos próximos 10 anos?


Cada vez a profissão esta mais em crescimento, cada vez mais reconhecida no mercado. Vejo um futuro muito promissor para a Consultoria de Imagem. Caminharemos sempre juntos para isto.


Estamos muito felizes com os 10 anos da AICI Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta