A Consultoria de Imagem como ferramenta de desenvolvimento pessoal

O que é Consultoria de Imagem para você? É sobre roupas? Vestir-se melhor? Ter estilo? Posicionamento? Cores? Engajar pessoas? Evolução Profissional? Varejo?

A Consultoria de Imagem evoluiu muito durante os anos, já foi chamada de personal stylist, guia de moda, consultoria de moda, mas você já pensou na consultoria como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal?

A Consultoria de Imagem deixou de ser responsável só pelo estético há muito tempo. Para uma pessoa conseguir transmitir toda a sua originalidade e essência através de suas roupas, ela precisa se conhecer e equilibrar o seu interno primeiro.

Mas, como diagnosticar que a sua cliente precisa organizar, entender e equilibrar esses sentimentos para não regredir por não conseguir colocar em prática depois?

Nesse artigo, vou te contar como a Consultoria de Imagem pode ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal através de um método que criei com base nos estudos da psicologia positiva, do reiki e comportamento, além da minha experiência na área.

PSICOLOGIA POSITIVA

Primeiro, eu quero te explicar brevemente o que é a Psicologia Positiva. A Psicologia Positiva é um movimento multidisciplinar dentro da psicologia que foca nos elementos que podem trazer felicidade e bem estar às pessoas.

Criada e estudada por Martin Seligman, diferente da psicologia que já conhecemos que se concentra nos estudos das disfunções (como doenças mentais e outras questões), a Psicologia Positiva examina como as pessoas podem se tornar mais felizes com suas vidas e consigo mesmas. Estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco em pontos positivos ao invés de negativos.

Método Bia

Por atuar há 8 anos como Consultora de Imagem, eu já vivenciei e compartilhei muita experiência. E uma dessas muitas experiências foi vivenciar o comportamento de cada cliente minha e como muitas delas possuem algo familiar entre si.

Sim, cada atendimento e cada cliente é única, mas a realidade é que todas elas tem uma dor em comum: o emocional enfraquecido. Muitas das minhas clientes começavam a o processo de  Consultoria de Imagem em busca de transformação pessoal, mas após finalizar o processo, acabavam perdidas e sem saber o que fazer pois não possuíam o conhecimento e o fortalecimento emocional necessário para continuar trilhando nessa jornada.

Então, na maioria das vezes, elas andavam 1, 2, 3 passos para trás, pois não sabiam muito bem o que fazer com a segurança e a autoconfiança que tinham desenvolvido ali. Junto com a mudança de comportamento, algumas questões pessoais vinham a tona. Alguns familiares colocavam pressão sobre elas, o que algumas vezes as faziam desistir totalmente.

Justamente por ver tantas mulheres sabotando seus sonhos, eu fui atrás de algum método que me ajudasse a identificar e fazer com que elas enxergassem com clareza as mudanças necessárias e tivessem ferramentas para sair da Consultoria de Imagem muitos mais fortalecidas emocionalmente.

No Método BiaBusca Interior de Conhecimento –  o autoconhecimento é a base para o equilíbrio entre o corpo físico, mental, espiritual e emocional. Para isso relacionei as principais etapas da consultoria de imagem com os elementos que tem o objetivo de ajudar as pessoas a conquistarem maior satisfação e felicidade. Esses elementos em conjunto das etapas da Consultoria de Imagem podem ser descritos da seguinte forma:

Estilo = Emoções

O diagnóstico de estilo traz à tona as emoções, que são combustíveis para que possamos sonhar, planejar e sentir felicidade sob qualquer momento de nossas vidas.

Com foco nas emoções positivas, o cliente entende a importância de tornar os processos de pensamento mais flexíveis, criativos e eficientes, o que permite que as mudanças durante o processo sejam consistentes.

Nosso estilo está totalmente ligado a nossa personalidade e a forma como nos sentimos com nós mesmas. Por isso, entender as emoções que surgem à tona é o primeiro passo para viver em paz e bem consigo mesmo e com os outros à sua volta.

O chakra a ser equilibrado para as mudanças acontecerem é o cardíaco, que está totalmente ligado às emoções e à afetividade.

Tipo Físico = Engajamento

O engajamento ocorre quando há energia, dedicação e integração na atividade reunindo suas competências individuais, seja um desafio a ser superado ou a paixão por essa superação. Quando falamos de corpo, biotipo, modelagens de roupa, ilusão de ótica sempre traz à tona um desafio a ser superado:  a visão que temos do nosso próprio corpo.

Aqui as ações que serão sugeridas tem relação com bem estar, ter um olhar mais otimista sobre si mesmo, cuidar da conexão do corpo, incluindo alimentação, atividade física, repouso. Diz, também, a respeito de reflexões sobre padrões de pensamentos e como eles podem influenciar nosso corpo.

O chakra a ser trabalhado para equilibrar as mudanças é o umbilical, ligado ao amor à vida e aos prazeres.

Guarda-roupa = Relacionamentos + Significado

Na etapa de Closet Detox há duas situações, nesse momento vamos falar sobre a dificuldade que muitas clientes tem de desapegar de algumas peças, por isso, sempre pergunto se ela mesma a comprou, se foi algum presente e se ela usa a peça em si.

Quando escuto “ganhei de presente da minha mãe/pai/marido e afins mas nunca usei, não consigo usar” automaticamente sugiro desapegar. Se ela não usa é porque não se identificou com a peça, porque não a representa, não faz parte de sua personalidade.

Quando ela tem essa compreensão, entende que na verdade, grande parte das roupas que lhe foram dadas dizem muito mais sobre como as pessoas gostariam que ela fosse, e não sobre o que ela realmente é. Por isso, o relacional traz o questionamento: estou construindo um relacionamento saudável comigo mesma e com as pessoas à minha volta? O que eu faço para criar essa conexão?

Um relacionamento saudável, seja afetivo ou consigo mesma, é aquele que apoia e respeita, assim maior impacto de felicidade e bem estar.

O chakra a ser equilibrado aqui é o terceiro olho, que trabalha a compreensão.

Uma outra situação recorrente nessa etapa é a cliente identificar que em algum momento entrou no piloto automático.

O significado trata-se da nossa conexão com algo maior, seja espiritual ou uma contribuição social, aqui falamos de propósito. O Closet Detox também diagnostica quem queremos ser, nossos sonhos, nossos valores, o que nos representa e nos traz bem estar e felicidade através de nossas roupas.

Quando sabemos nosso propósito, nossas roupas representam essa essência. Nós comunicamos para o mundo quem queremos e almejamos ser, com força, e aprendemos a apreciar o presente, com significado.

Quando encontramos um propósito, não entramos no piloto automático pois estamos agregando valor, logo, a sensação de felicidade e bem estar é maior, além de nos protegermos com os sentimentos de desesperança e falta de controle.

Aqui o chakra a ser equilibrado é o laríngeo, que trabalha a comunicação e a essência.

Cores + Montagem de looks = realização e intelecto

As realizações dizem respeito a atingir os objetivos que estabelecemos para nós, sejam eles momentâneos ou ligados ao nosso propósito de vida. Esse elemento é o responsável por trazer o sentimento de conquista e nos impulsionar para novos desafios com motivação.

Aqui podemos identificar dentro da Consultoria de Imagem a etapa de coloração pessoal e a montagem de looks. Em ambas, as clientes precisam quebrar crenças, vencer paradigmas e se abrir ao novo.

A montagem de looks está totalmente ligada às nossas realizações pessoais, sejam as oportunidades de emprego, de um negócio próprio, de conquistar algo sem medo.

A coloração pessoal está ligada a nossa capacidade de olhar para a mesma coisa de um modo diferente e se desafiar a experimentar.

Os chakras a serem equilibrados nessa etapa é o Plexo Solar, que está ligado ao EU, as realizações pessoais.

Método Bia de Consultoria de Imagem na prática

Vamos supor que em uma das etapas da Consultoria, como a Coloração Pessoal, por exemplo, eu percebo que uma das minhas clientes trava, mas não consigo entender o porquê, não consigo ter um diagnóstico.

Nós Consultoras sabemos que a Coloração Pessoal não serve apenas para deixar de ser “básica”, parar de usar só preto e branco, descobrir a cartela de cores certa. Usar mais cores está totalmente ligado a se libertar, ser feliz e se permitir viver novas experiências (aqui podemos relacionar às realizações e ao intelecto). E quando você se permite viver novas experiências, automaticamente está se abrindo ao novo e adquirindo novas possibilidades de realizações pessoais.

Quando minha cliente chega nessa etapa e trava é por que o medo interior dela de se abrir ao novo é maior, falta coragem para se libertar, falta conhecimento sobre suas habilidades e forças. Não são as cores em si que a deixarão mais forte e corajosa, mas sim a confiança e a felicidade sobre se permitir, quebrar as crenças e conquistar novas realizações.

Entender e demonstrar para o cliente qual é o estilo, a visão dela de combinar cor, o que é colorido para ela, nos dá ferramentas para entender o que é zona de conforto, o que pode ser uma sugestão de baixo risco e uma combinação de alto risco.

Conclusão

Utilizar a Consultoria de Imagem como ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal é enxergar além do que está por fora. Não é apenas sobre roupas, vestir-se melhor, estilo, cores, imagem. É sobre identidade. É sobre se conhecer ao ponto de aceitar suas dores, forças, modo de ser, independente dos padrões que possam existir.

A Consultoria de Imagem não é responsável só pelo belo, pelo estético, pelo tangível. Eu acredito que o vestir começa de dentro para fora. Através da Consultoria buscamos organizar e equilibrar todos os sentimentos internos, para que desse modo uma pessoa possa através do vestir se sentir única e transmitir toda sua essência e originalidade.

Estilo é mais que um look elegante, ter estilo é sobretudo ter uma autoestima colorida. Nosso trabalho é desenvolver essas habilidades para que a transformação não seja apenas na imagem, mas algo capaz de impactar a vida de uma pessoa como um todo.

Este artigo foi escrito pela associada Bia Scampini, de Praia Grande-SP

Consultora de Imagem há 8 anos. Sua Consultoria tem como objetivo transformar e desenvolver mulheres além de suas imagens. Acredita que o vestir começa de dentro para fora, e que a partir das roupas podemos transmitir toda nossa essência e originalidade.

2 respostas

  1. Parabéns pela matéria e seu método. Adorei e quero saber muito mais.
    Acho maravilhoso pode aplicar a Consultoria de Imagem como desenvolvimento pessoal e ainda m
    associada a psicologia positiva.
    E realmente a CI é um processo de dentro para fora.
    Adorei saber tudo que disse acima 👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta