Voluntariado social na AICI Brasil: março

Devido ao sucesso do ciclo de palestras realizadas no dia 10 de março, foi dada continuidade à nossa parceria com a Liga Solidária, o Comitê de Voluntariado da AICI Brasil fez mais uma ação de treinamento dessa vez com familiares dos alunos assistidos pela Instituição.

A Liga Solidária, fundada em 1923 como Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos. A Liga atua nos eixos de Educação de Qualidade, Inclusão Produtiva, Vínculos Comunitários e Envelhecimento Ativo, cujos programas beneficiam cerca de 13 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade, na capital paulista.

O sucesso das palestras sobre Imagem Profissional e Credibilidade, realizadas em dezembro de 2021 e março de 2022 foi tanto, que a Liga Solidária solicitou mais um treinamento para o dia 26 de março. Desta vez, expandindo o alcance para os familiares dos assistidos. Esses se beneficiaram dos conhecimentos compartilhados com objetivo para aprimorar as habilidades relativas a comunicação  por meio da sua imagem pessoal e profissional. Este conteúdo, sem dúvida, os ajudará a se destacar na busca por uma vaga no mercado de trabalho, assim como para manutenção dos trabalhos conquistados e as consequentes relações profissionais.

Nossa palestra de Imagem Profissional e Credibilidade conscientiza os participantes como eles podem, através da aparência, comportamento e comunicação, ter melhor desempenho nas situações de comunicação profissional, procurando estar mais atentos as impressões que passam.

Ter essa atenção e cuidado contribuem para conquistarem maior confiança de colegas, líderes e clientes, demonstrando que o funcionário está alinhado aos valores da empresa, é comprometido e quer ser o seu cartão de visitas. Isso contribui sem sombra de dúvida na manutenção do posto de trabalho conquistado. Essa oficina com os familiares no dia 26/03, foi conduzida pela associada e voluntária Lu Sampaio, a pedido da Dalva, responsável pelo Escritório Desenvolvimento de Carreiras dos jovens da Liga Solidária, para colaborar com os familiares que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho e de desenvolvimento profissional.

Impactando gerações diferentes das mesmas famílias, os participantes formavam um grupo bem variado, desde jovens em busca do primeiro emprego até um professor de filosofia e advogado. A diversidade de visões e vivências enriqueceu muito o debate que contou com muito interesse e participação dos presentes.

Interessante observar como pessoas com idades tão diferentes tiveram impressões parecidas sobre a importância da sua imagem pessoal para se posicionarem bem no mercado de trabalho. Os participantes perceberam a importância da Imagem, do Marketing e da Comunicação pessoal para se destacar numa entrevista de emprego. Eles aprenderam também, que para se vestir adequadamente ao ambiente de trabalho não precisam abrir mão da sua personalidade, é possível imprimir seu estilo e ainda estar adequado ao ambiente profissional em que pretendem atuar.

A coordenação do evento agradeceu muito nossa presença e salientou que isso deveria fazer parte de currículo escolar ou de graduação.

É gratificante para nós, Consultores da AICI Brasil, colocar nosso conhecimento à serviço daqueles que mais precisam, principalmente diante de um mercado de trabalho altamente competitivo, em que as condições de acesso para os mais vulneráveis economicamente são desfavoráveis. Dividir com esses jovens e adultos o nosso conhecimento sobre como se comunicar bem por meio da imagem pessoal pode ajudá-los a ter um diferencial para conquistar um emprego e obter uma renda que permitirá o seu sustento, sendo um dos pilares para a estabilidade e segurança de suas famílias.

A voluntária Lu Sampaio conduzindo uma dinâmica com os participantes.

Caso tenha uma instituição que desenvolva algum projeto social que possa se beneficiar do conhecimento dos consultores da AICI, ou queira participar do nosso comitê de voluntariado contate nossa Vice-presidente Fê Luchesi pelo e-mail vice-presidente@aicibrasil.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue abaixo pelas categorias

.

Acesso para membros

Acessecom a sua conta